Scroll Top

Saúde e Bem Estar

O que é Febre – Por que ela vem e quais Cuidados que Devemos Ter

O que é Febre – Por que ela vem e quais Cuidados que Devemos Ter  

O que é Febre – Se considera temperatura corpórea normal, usualmente, 37ºC, com desvio padrão em torno de 0,3ºC. Existem muito fatores que interferem na temperatura do indivíduo.  

A febre acontece quando há um distúrbio na regulação hipotalâmica da temperatura corpórea. Esse disturbio faz com que o centro termorregulador atue como se o seu set-point hipotalâmico tivesse sido elevado. Geralmente isso acontece quando um vírus ou agente infeccioso entra no corpo do indivíduo e libera substâncias que vão ao hipotálamo e então aumentam a temperatura do corpo.            

 Nesta situação, a produção de calor está aumentada e a perda diminuída. O paciente sente frio, com extremidades frias, piloereção e tremores.

 

Nem sempre a febre acontece por atuação do pirógeno endógeno sobre o hipotálamo. Outras substâncias como DDT, veneno de escorpião ou radiação podem ter uma ação direta sobre o hipotálamo. Excessiva produção de calor pode acontecer no hipotireoidismo, desidratação hipernatrêmica. Nesses casos, diferente da febre por PE, o paciente sente calor, extremidades quentes e sudorese abundante.

Veja abaixo um esquema do mecanismo da febre:

 

Então, fique atento, a qualquer sinal de febre, procure um médico! Estamos atualizando diariamente nosso site com novidades e informações variadas, confira visitando-nos.

Assuntos do Artigo:
  • de onde vem a febre
  • mecanismo da febre
  • cuidados com a febre

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à O que é Febre – Por que ela vem e quais Cuidados que Devemos Ter!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: