Lição de casa

O que é Mapa? – Tipos, Utilização, Modelos, Vantagens e Desvantagens

 

 

               Algo que muito se ouve falar tanto na matéria escolar Geografia quanto no dia a dia são os mapas. Eles estão presentes nos guias, nos atlas e até mesmo nos GPS’s. Mas afinal de contas, o que é um mapa???

              O mapa é uma das formas gráficas de comunicação mais antigas surgindo antes mesmo da escrita. Acredita-se que os mapas primitivos eram gravados em pedra, placas de argila, tecidos para depois serem passados para o papel. O mapa mais antigojá encontrado data 2500 a.C. Se trata de uma representação da cidade de Ga-Sur provavelmente feita por sumérios.

               Nele são representados elementos de um determinado espaço geográfico através de símbolos cartográficos como linhas, pontos, texturas e cores.

 

 

                O grande problema do mapa é que ele é plano enquanto a superfície terrestre é esférica, o que faz com que faz de sua representação algo parcial e que nunca está completamente de acordo com a realidade.

               Quando há a necessidade de representar toda a superfície terrestre o ideal é recorrer a um globo, que é tridimensional, ou a um mapa-mundi, que é bidimensional.

               Os avanços tecnológicos dos últimos anos causaram fortes alterações na cartografia. O que antes era feito de forma manual ou através da observação visual hoje tem o auxílio de computadores e satélites.

 

               Tipos de gráficos

               Como o espaço a ser representado em um mapa é sempre bastante complexo e rico em detalhes algumas informações têm que ser deixadas de lado para que outras ganhem maior destaque. Por isso dizemos que existem dois tipos básicos de mapas, cada um com sua utilidade. Confira:

               * Mapa topográfico ou de base:é assim classificado todo o mapa que representa da forma mais real possível o espaço geográfico. Quando se trata de uma representação com grande escala como uma carta, por exemplo, há como se ater a detalhes como a posição planimétrica (cidades, florestas e tudo o que se encontra no plano) e a posição altimétrica (relevo e tudo o que tem altitude no espaço).

 

 

               Para a elaboração de um mapa topográfico é preciso fazer um levantamento minucioso de todas as informações que serão representadas. Para isso pode-se recorrer a órgão e entidades como IBGE e IGC.

               * Mapa temático:é assim classificado todo o mapa que contem informações sobre um determinado tema no espaço representado. Essas informações podem ser naturais como o relevo e o clima ou sociais como a população e aurbanização. Neste tipo de mapa não há a menor preocupação com a planimetria ou a altimetria. É dado maior destaque na precisão das informações e na melhor forma de representá-las.

 

 

               Assim como o mapa topográfico o temático usa de alguns símbolos que podem ser áreas, pontos, hachuras ou cores diferenciadas.

 

               E então, agora você já sabe o que é mapa e quais os tipos??? Gostou do conteúdo deste post??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • vantagens e desvantagens do Mapa
  • vantagens do mapa
  • vantagens e desvantagens do mapa mundi
  • modelos de mapas
  • mapas temáticos
  • vantagens e desvantagens do globo terrestre
  • vantagens dos mapas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.