Scroll Top

Saúde

O que é Transtorno Afetivo Bipolar e a Principal Característica, Tipos

 

 

           Transtorno Afetivo Bipolar é uma doença psiquiátrica que se chamava Psicose maníaco-depressiva até os anos 70. Cerca de 3% a 5% da população mundial sofre do mal.

           A doença tem como principal característica a grande oscilação entre altos(período chamado de mania) e baixos (depressão).

            A diferença desse transtorno para outros é o fato dele apresentar por meses um quadro de excitação profunda ou tristeza, sem motivo algum.

          A pessoa doente sofre muito preconceito e sofrimento para se socializar, principalmente no casamento, devido as constantes crises. Todos costumam se afastar do doente.

          De origem genética, segundo dados da ABTB (Associação Brasileira de Transtorno Bipolar), 50% dos portadores da doença tem um histórico familiar em maior ou menor grau. Um ambiente estressante também pode levar a um quadro de bipolaridade.

          De diagnóstico demorado, o primeiro sinal da doença aparece através da depressão, no início da idade adulta, entre os 18 e 20 anos, só sendo confirmado a bipolaridade quando ocorre o primeiro episódio de mania, entre os 30 e 40 anos.

 

 

          As características mais comum são a tipo 1 e 2. No primeiro, o paciente apresenta quadros de depressão e euforia; o segundo é caracterizado por quadros menos graves de agitação e depressão.

          É bem comum que durante o período de mania de um bipolar ( sensação de bem estar muito grande, a pessoa se sente excitada até sexualmente) a pessoa cometa atos sem pensar, como gastar exageradamente.

          Pesquisas mostram que cerca de 30% dos bipolares podem desenvolver dependência química ao longo da vida. 

          Ultimamente aumentou o número de jovens que apresentaram a doença, embora normalmente se apresente na fase adulta. A doença pode vir na infância, 1/3 manifestará na adolescência e quase 2/3 até os 19 anos de idade. Em mulheres existem casos de a doença ter início entre os 45 e 50 anos. Dificilmente começará acima dos 50 anos.

          O tratamento recomendado para o transtorno bipolar é buscar um acompanhamento psiquiátrico com medicamentos. A doença não tem cura, por isso não se deve nunca abandonar o tratamento.

          Famosos com a atriz Catherine Zeta -Jones sofrem de transtorno bipolar e convivem com a doença.        

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à O que é Transtorno Afetivo Bipolar e a Principal Característica, Tipos!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: