Resumos

O que é Vida Teoria Celular, Crescimento Reprodução Resumo

O que é Vida – Teoria Celular, Crescimento e Reprodução – Resumo

Definir o que é vida é um desafio que surgiu no tempo dos pensadores antigos gregos e dura até os dias de hoje. A Biologia é a ciência que estuda a vida. O termo Biologia começa a ser bastante utilizado no século XIX. Nesse período cientistas naturalistas como Lamarck (1744-1829) já citavam o termo em seus trabalhos.

A humanidade acreditava que os seres vivos podiam surgir por geração espontânea, ou seja, que criaturas, como animais, podiam surgir por meio de matéria inanimada (rochas, lodo, água, etc.). As pessoas sabiam que seres surgiam de outros seres (bebês surgiam de dentro de suas mães), porém, isso não foi barreira para impedir o pensamento da abiogênese.

O que é vida?

O que é vida, afinal? Determinados seres são agrupados de acordo com características próprias. Animais, plantas, fungos, bactérias e protistas apresentam características em comum. A composição química desses seres apresentam aproximadamente as mesmas proporções de um mesmo grupo de elementos químicos, sendo os principais o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N) e, em menor escala, o fósforo (P) e o enxofre (S).

Além disso, esses seres apresentam substâncias primordiais para o metabolismo, como as proteínas, os glicídios, os lipídios e os ácidos nucleicos. Metabolismo significa mudança ou transformação, e é dividido em anabolismo (reações de condensação ou síntese) e catabolismo (refere-se ao processo inverso, ou seja, degradação ou decomposição).

o-que-é-vida-resumo-

Segunda a Teoria Celular, todos os seres vivos têm célula. Podem ser seres unicelulares ou pluricelulares. Existem células procariontes e eucariontes, sendo a primeira relativamente mais simples que a segunda.

Todos os seres vivos reagem em relação ao meio onde estão. Essa reação pode ser realizada por meio de movimentos (bastante evidente nos animais, mas encontrado em todos os seres vivos).Crescimento e reprodução também fazem parte das características dos seres vivos. A reprodução pode ser assexuada ou sexuada. Os seres vivos são capazes de transmitirem características para seus sucessores, o nome desse processo é hereditariedade.

o-que-é-vida-resumo-átomo-célula-

A vida se organiza em níveis. Tudo é feito por átomos, que se organizam em moléculas. Estas se rearranjam criando unidades denominadas organelas, que responsáveis por determinadas funções. O complexo formado pela organização de organelas envolvidas por uma membrana é chamado células, que são as unidades básicas da vida. Tecido é um conjunto de células que exercem a mesma função. A reunião de diversos tecidos forma um órgão. Quando estas unidades anatômicas trabalham em harmonia para exercerem determinadas funções, temos a formação de um sistema. Sistemas integrados formam um organismo. O conjunto de indivíduos da mesma espécie é chamado população. Diferentes populações formam uma comunidade (ou biocenose). A interação entre uma comunidade e o meio forma um ecossistema. E todos os ecossistemas do planeta formam o maior nível de organização da vida, a biosfera.

Apesar de não existir uma resposta definitiva para denominação do que é a vida, entender o funcionamento dela, por meio das pesquisas científicas adquiridas até hoje, é uma maneira de as pessoas se tornarem mais conscientes sobre assuntos frequentes na mídia.

Escreva seu comentário sobre o resumo O que é vida.

Fonte – Amabis, José Mariano. Biologia – Citologia e Histologia – 2. Ed. – São Paulo, 2004.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.