.

crianca reprovada escola O que Fazer Quando seu Filho é Reprovado na Escola: O que Dizer e mais

.

……………..Você faz a matrícula numa escola, compra o material escolar e vai em todas as reuniões da escola de seu filho. Tudo corre bem até que um belo dia você recebe a notícia que ele foi retido e terá que cursar a mesma série pela segunda vez. A grande maioria dos pais recebe essa notícia com um verdadeiro drama, mas realmente essa situação não é fácil.

……………..Mas será que nós não exageramos? Desde a primeira infância somos expostos a uma série de desafios e uma das coisas que devemos aprender é como lidar com os sucessos e principalmente com os insucessos. Mas é possível encarar com naturalidade o tropeço das crianças?

……………..Não é que vamos comemorar o fato, mas simplesmente descobrir como tirar dele o maior proveito ao invés de achar uma desgraça. É preciso tomar cuidado para não fazer da reprovação uma experiência ainda mais penosa para as crianças, que já sofrem com a frustração de ficar para trás em relação aos colegas de classe.

.

nota baixa O que Fazer Quando seu Filho é Reprovado na Escola: O que Dizer e mais

.

……………..É importante não permitir que o sentimento de vergonha dos pais perante amigos afete a criança que só precisa de mais uma chance para se empenhar mais e garantir sucesso no final do próximo ano. Isso deve ser encarado como uma nova possibilidade de colocar as coisas no lugar.

……………..A família toda deve se avaliar para adotar práticas que estimulem e ajudem a vida escolar da criança. Se o filho tiver repetido de ano por indisciplina e falta de esforço, ele deve ser mais cobrado para que mude sua forma de levar os estudos. Se for o caso de dificuldade de aprendizado, é preciso procurar um meio de compensar essa dificuldade com ajuda profissional e descobrir se a causa do problema não está na própria escola.

.

pai e filho O que Fazer Quando seu Filho é Reprovado na Escola: O que Dizer e mais

.

……………..Pode entrar entre as causas da reprovação: imaturidade da criança para aquela série, da inadequação da escola, ou até da falta de organização da vida para favorecer o processo de aprendizagem, como uma rotina saudável para comer dormir e fazer as tarefas. É só identificar e descobrir como de livrar do problema.

……………..Pode parecer difícil mas é aí que entra o mais importante: o diálogo. É através dele que você vai encontrar uma solução para o caso e tornar a situação muito menos traumática para todos, principalmente para a criança.

……………..Mas e você, já passou por uma situação como essa??? Comente.