Comportamento

O Que Não Dizer ao Filho – Erros ao Educar as Crianças

O Que Não Dizer ao Filho – Erros ao Educar os filhos

Ter filhos é o sonho de todo casal, mas educar é uma tarefa difícil. Saber o que dizer e o que não dizer aos filhos pode não ser fácil e muitas vezes deixar os pais confusos.

o-que-não-dizer-ao-filho-erros-que-devem-ser-evitados-É comum os pais falarem que não vão errar como seus pais, em relação a algum ponto, mas acabam errando de outra forma na educação dos filhos.

O que fazer para evitar erros grosseiros na educação dos filhos, que podem marcar a vida da pessoa para o resto da vida e trazer conseqüências negativas. Veja o que não dizer ao filho, evite erros que as vezes nem percebemos que são negativos.

Separamos para você algumas dicas de especialistas, que após estudarem o comportamento humano chegaram a conclusão de que alguns erros devem ser evitados ou o que não dizer ao filho para garantir uma boa educação e aproveitamento de onde se quer chegar, ou seja um filho educado, independente emocionalmente e preparado para enfrentar a vida.

O que não dizer ao filho

 – Muitas vezes tomamos a contramão da história e pensamos que mostrando bons exemplos podemos consertar certos erros dos nossos filhos. A dica é evitar fazer comparações entre um filho e outro, em todos os sentidos. No modo de ser, na aparência, nos estudos, enfim, em tudo.

Nunca diga – Porque você não é igual a sua irmã? Uma forma clara de mostrar descontentamento em relação ao filho, fazendo-o se sentir inferiorizado.

O correto é – Fale como gostaria que ele fizesse algo, ou se comportasse, dê dicas e evite apontar defeitos.

Nunca diga – Bebê da mamãe – Seu filho precisa entender que cresceu, que deve andar com as próprias pernas e ser independente. Manter os filhos na barra da saia da mãe ou sob o controle e cuidados dos pais financeiramente, psicologicamente, nas decisões da vida pode ser perigoso, seu filho precisa saber decidir por si só.

É óbvio que devemos estar alertas para os perigos dos dias de hoje, saber com quem andam, cuidar de perto e relação as amizades nas redes sociais, em relação as drogas, a moral e caráter, mas é preciso ensiná-los crescer como homem.

Nunca diga – Você mente muito – Ensine-os desde criança a não mentir, mas se perceber algo errado em relação a isso pare e descubra as verdadeiras causas da atitude negativa do seu filho. Ele precisa saber que você acredita nele, isso vai ajudar melhorar sua autoimagem e parar com mentiras.

Outra dica é dar exemplo não mentindo para os filhos ou outra pessoa qualquer, de forma que eles percebam o erro e depois façam igual.

Nunca diga – Comporte-se de acordo com sua idade – Uma forma de repreender os filhos de forma errada. O correto é falar claramente o que espera do filho.

Nunca diga – Não Suba, você vai cair -Evite terrorismo e palavras de alarmes com profecias negativas. Cuide e diga o que é perigoso.

Nunca diga – Se não comer vai ficar doente – A melhor forma de fazer seu filho gostar de uma alimentação saudável é oferecer a ele desde pequeno uma refeição equilibrada, sem forçar e sim tornando um hábito da casa. Fale sobre os benefícios dos alimentos saudáveis sem ameaças.

Nunca diga – Não faça birra, vou te deixar aqui – Não ameace, a criança pode ficar com medo de ser abandonado, o correto é explicar que devemos ter limites e tem coisas que ela não pode fazer mesmo que queira.

Escreva seu comentário sobre o que não dizer ao filho.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.