Culinária

O Que são Divertículos e Diverticulite – Como Prevenir e Dieta para quem tem Divertículos

O Que são Divertículos e Diverticulite

Já ouviu falar em divertículos ou diverticulite e não sabe do que se trata? Confira abaixo algumas informações importantes sobre o que é, como prevenir e dica de dieta preventiva da doença.

O que são divertículos

Divertículos são pequenos saquinhos, bolsas ou orifícios que se formam em uma região do intestino grosso. Este tipo de hérnia acontece decorrente da pressão excessiva do intestino ao empurrar as fezes, onde a mucosa e submucosa tentam sair pelos buracos da camada muscular. Normalmente a região afetada pelos divertículos é o do sigmóide, onde a musculatura é mais grossa e a pressão maior, podendo se formar em outras regiões do intestino grosso também. Vários divertículos é chamado de diverticulose.

Pessoas que podem ter divertículos

o-que-sao-diverticulos-e-diverticulitecom mais de 50 anos ou as mais jovens com dieta pobre em fibras, frutas e verduras e rica em carboidratos refinados e proteínas correm um risco maior de ter divertículos. A idade é um fator que pode surgir e aumentar o número de divertículos, um processo natural como se fossem rugas e cabelos brancos.

Complicações dos divertículos

Uma inflamação que pode ser grave e fatal é a diverticulite, uma complicação causada pelos divertículos inflamados pelo acúmulo de fezes e bactérias. Essa inflamação pode acontecer ou não, dependendo da dieta de cada pessoa. O uso de medicamentos como antiinflamatórios pode romper os divertículos vazando fezes que levam a complicações. Outro fator que predispôe a doença é a genética e pessoas com problemas imunológicos.

Sintomas da diverticulite

 A diverticulite tem como sintoma a febre, diarreia que vai e vem e dor abdominal abaixo do umbigo seguindo para o lado esquerdo. A dor abdominal pode vir acompanhada de ardência ao urinar e diarreia fraca.

Prevenção do divertículo e da diverticulite

A prevenção das bolsas no intestino grosso e da inflamação delas deve ser feita com uma dieta saudável, rica em fibras, frutas, verduras e hortaliças em geral. O aumento das fibras na alimentação diária diminui o volume fecal o que representa pressão menor na região afetada.

Exames para diagnosticar os divertículos

A tomografia computadorizada e a colonoscopia são exames que mostram o problema. Não necessariamente os divertículos irão inflamar levando a uma diverticulite.

Dúvidas sobre divertículos

Não estão relacionados a câncer

Além das fibras como aveia, farelo de trigo, sementes, as frutas e vegetais, os grãos são aliados na prevenção dos divertículos. As fibras devem ser acompanhadas de água para alcançarmos o efeito desejado no trânsito intestinal.

Faça uso contínuo de saladas nas refeições, coma frutas in natura, sem bater e acompanhadas de aveia, chia, quinua, sementes de linhaça, beba 2 litros de água ao dia, podendo variar de pessoa a pessoa. O correto é buscar orientação de um nutricionista ou médico.

Escreva seu comentário aqui no site Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • exame para prevenir diverticulite

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.