Notícias

O Que Será da Líbia com a Morte de Kadafi: Muammar Gaddafi, Governo

.O Que Será da Líbia com a Morte de Kadafi: Muammar Gaddafi, Governo

.Desde de fevereiro que o mundo todo acompanha a má fase da Líbia. O país que viveu numa ditadura durante muitos anos resolveu se rebelar contra o líder Muammar Kadafi, o que resultou em protestos violentos que praticamente paralizaram o país e mataram milhares de civis.

Muammar Kadafi ou Gaddafi era visto por muitos como um libertador, homem que governava com mão forte a Líbia. Alguns governantes cortejavam o ditador por conhecerem o seu poder, sua fortuna considerável e o solo repleto de petróleo sob o qual se encontrava a Líbia. Porém para a grande maioria dos líbios, o buraco era bem mais em baixo.

O povo estava descontente com comportamento autoritário e egoísta do ditador e com as revoltas na Turquia e no Egito, aproveitou para agir. Kadafi, que para muitos não passava de um terrorista com patrimônio de 80 bilhões de dólares, conseguiu ganhar destaque mundial e colocou um país inteiro a sua procura.

.Após ficar escondido durante meses, Kadafi foi finalmente encontrado e como já era de se esperar, o resultado não foi dos melhores para ele. A fúria do povo fez com que o ditador fosse morto numa ação ainda muito questionada. Algumas imagens e videos foram liberados, mas quanto mais vemos mais se acentua a dúvida: Kadafi foi morto em combate ou executado.

Pela violência com que eram tratados os leais a Kadafi e as comemorações calorosas que resultaram da confirmação de sua morte, não é difícil acreditar que trata-se de um assassinato. Execução ou não, o fato é que a busca acabou e o elo que unia os rebeldes já não existe mais. Resta saber: o que será da Líbia?

Diferente do que muitos líbios acreditam, o final da perseguição ou a chamada "libertação" pode trazer dias ainda mais difíceis. Sem o apoio da Otan, a tendência é que aconteça o mesmo que aconteceu com o Egito, os protestos continuam e a desordem é geral.

.Com o espaço do ex-ditador vago, o risco de um novo governo autoritário é enorme. Além de estar destruído e fragilizado, o país ainda pode enfrentar um retrocesso dependendo do que acontecer neste período tão complicado.

Mas e você, o que achou da morte de Kadafi??? E o que será da Líbia na sua opinião??? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.