Scroll Top

Comportamento

O Ser Humano na Filosofia: Influencia do Meio, Cultura e suas Relações

.

.

Para entender o seu humano e o seu papel no mundo é preciso primeiramente identificar a sua diferença em relação aos outros animais. Além das características biológicas, existem peculiaridades comportamentais e uma capacidade de raciocínio bem superior a dos outros animais, mesmo os considerados mais inteligentes como os chimpanzés, que possibilitam essa diferenciação.

Essas diferenças são explicadas pela Ciência como frutos da evolução que fez do Homem o que ele é hoje através do contato com o meio e com os outros seres vivos. Conhecendo as características que diferenciam os seres humanos podemos partir para uma análise mais detalhada.

Se observarmos os diversos grupos humanos nas mais variadas regiões do planeta encontraremos muitas outras diferenças comportamentais e formas distintas de enxergar a sua existência bem como a finalidade dela. Esses grupos receberam o nome de culturas e podem ser influenciados não só pela geografia, mas também por questões políticas, religiosas e ideológicas.

.

O Pensador por Rodin

.

As culturas foram criadas exclusivamente pelo Homem e não são herdadas, mas ensinadas. Durante o crescimento as pessoas são influenciadas pelo meio onde vivem e muitas vezes se identificam com grupos específicos, adotando sua cultura.

Quando entramos em contato com outras culturas, saímos de nossa “zona de conforto” e passamos muitas vezes a confrontar tudo aquilo que sempre nos pareceu incontestável, verdadeiro. Neste momento vencemos a dificuldade que todo o homem tem de reconhecer a própria cultura passando muitas vezes a questioná-la.

Não há como negar que esse processo faz parte da natureza humana, embora muitas vezes ela seja assimilada de forma inconsciente e distorça a realidade. Trata-se de uma característica das relações sociais.

.

Criança e Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo por Salvador Dali

.

Um pai ensina o seu filho a soltar pipa, por exemplo. A criança assimila esse conhecimento e anos depois continuará soltando pipa preferencialmente como seu pai lhe ensinou, ainda que aprenda outras formas. Ele pode não saber, mas boa parte de seus hábitos foram herdados da sua cultura familiar.

Como para estudar o ser humano é preciso considerar o meio em que ele vive, não podemos deixar de comparar o modelo de homem atual (urbano, tecnológico e racional) com os membros de tribos indígenas, por exemplo. Esse tipo de reflexão nos ajuda a entender melhor o ser humano e a forma como ele se relaciona com o mundo.

Mas e você, o que acha dessas relações? Qual a importância delas? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • o meio influencia o homem
  • o ser humano filosofia
  • o ser humano na filosofia
  • o que e ser humano na filosofia
  • o homem é influenciado pelo meio
  • O ser humano e a influ
  • o que é o ser humano para a filosofia

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à O Ser Humano na Filosofia: Influencia do Meio, Cultura e suas Relações!


1 Comentário

  1. Matt Cordoba disse:

    Acho incontestável o fato de o ser humano ser influenciado pelo seu meio. Se aprende-se um idioma, isso basta: influência do meio. Entretanto, obviamente, nem tudo o que pensamos e fazemos tem influências externas.

    Imagine que nossa vida resume-se a uma vida sem quaisquer sentidos externos. Poderíamos criar pensamentos, pois teríamos algumas sensações internas, tal como a fome, e a partir disso teríamos criaríamos interpretações próprias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: