Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Obesidade e Hipertensão: Alimentação Correta, Dieta DASH

Obesidade e Hipertensão: Alimentação Correta, Combate

obesidade-e-hipertensão-dieta-dashO obesidade e consequêntemente a hipertensão é uma doença perigosa que atinge grande parte da população mundial, com risco de morte acentuado.

A obesidade é uma doença de causas variadas, sendo ativada por sedentarismo, por fatores ambientais,por causas genéticas ou devido a hábitos alimentares.

A obesidade e hipertensão caminham próximas, a hipertensão arterial é considerada a segunda causa de morte entre as doenças cardiovasculares no Brasil.

A alimentação tem sido a arma mais eficiente no combate a obesidade e hipertensão. O controle da obesidade e hipertensão tem obtido bons resultados com a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension – Abordagem Nutricional para acabar com a hipertensão). Dieta desenvolvida pelo órgão do governo americano National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI). A luta pelo controle da obesidade e hipertensão é um ato mundial.

Esta dieta DASH, é um plano alimentar que incentiva o consumo de grãos e cereais integrais, frutas, legumes, verduras, leite e derivados desnatados, carnes magras, leguminosas(feijão, ervilha, lentilha, grão de bico), nozes, castanhas, óleos vegetais (milho, girassol, canola, soja, azeite de oliva), margarinas vegetais cremosas ou light.

A dieta DASH, usada no controle da obesidade e hipertensão, é rica em potássio, que auxilia ativamente na redução da pressão arterial. Nas dietas para obesidade e hipertensão são normalmente recomendado a diminuição do sal(sódio) e o aumento do potássio, magnésio e cálcio.

Na dieta DASH, como na maioria das dietas busca-se o bom senso na hora de ingerir doces e alimentos calóricos e gordurosos, este alimentos devem ser consumidos o mínimo possível.

O sal (sódio) age como uma esponja na retenção do líquido do nosso corpo, fazendo com que a pressão arterial suba o que faz com que seja óbvia a redução do sal na alimentação de hipertensos.

Uma dica que dá bons resultados e ajuda dar mais sabor aos alimentos é substituir a maior parte do sal por temperos aromáticos como louro, hortelã, cebolinha, salsa, cominho, orégano, mostarda, coentro, páprica, colorau, manjerona e manjericão.

Uma boa receita é misturar partes iguais de ervas aromáticas e sal, bater no liquidificador ou triturar e acondicionar em saleiros e potes. Esta mistura pode ser usada em saladas e para temperar alimentos em geral.O resultado é um teor pequeno de sal e mais temperos aromáticos.

 

Confira abaixo algumas dicas simples que vão mudar seus hábitos alimentares

Dê preferência a:

  • Temperos aromáticos e naturais, como alho, cebola, limão e orégano substituindo o sal;
  • Leite desnatado e derivados;
  • Frutas, verduras, grãos integrais;
  • Azeite de oliva.

Evite ou consuma com moderação:

  • Sal;
  • Bebidas alcóolicas;
  • Doces;
  • Carne vermelha;
  • Frituras;
  • Alimentos industrializados;
  • Gema de ovo.

Gostou das dicas sobre como combater a obesidade e hipertensão? Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais….

Fonte – Daiichi Sankyo Brasil.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Obesidade e Hipertensão: Alimentação Correta, Dieta DASH!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: