Dietas e Exercícios Físicos

Obesidade Infantil – Como Evitar, Causas e Tratamento

Obesidade Infantil – Como Evitar, Causas e Tratamento

obesidade-infantil-cuidados-tratamento-A má alimentação e excesso de alimentos industrializados, frituras, gorduras e o hábito de comer em fast food, tem levado muitas crianças a obesidade. Obesidade é o excesso de gordura corporal que prejudica a saúde e bem estar de um indivíduo.

É comum exames de crianças hoje em dia ter níveis de colesterol e açúcar alterados devido a má alimentação. A facilidade de encontrar alimentos prontos à mãos tem sido uma das causas dos hábitos alimentares errados.

Pais que passam o dia fora de casa trabalhando, filhos que se alimentam sem a orientação dos pais levam uma família inteira a ter má alimentação. Outros fatores como a genética e o sedentarismo tem grande peso na obesidade infantil também.

Cuidados para evitar a obesidade infantil

Desde a infância os pais devem estar atentos ao tipo de alimentação que oferecem a seus filhos, evitando os açúcares, gorduras e disponibilizando aos pequenos mais frutas, verduras, legumes, proteínas e menos pães ou carboidratos.

A educação alimentar se adquiri desde a infância, o que os pais oferecerem aos seus filhos, eles aprenderão a gostar. É importante adqurir o hábito de praticar exercícios físicos regularmente, pois o sedentarismo leva a obesidade infantil também.

Já na gestação começam os primeiros cuidados para evitar a obesidade infantil. Ganhar peso em excesso na gestação faz ter filhos  com tendência a engordar mais.

Controlar o peso do bebê para que não ultrapase o normal é muito importante, uma criança com 1 ano não deve pesar mais do que três vezes do peso que nasceu. É na primeira infância que pode-se determinar  a obesidade infantil.

Observe se seu filho e ansioso, estressado ou sofre aborrecimentos que o levam a comer demais. Cuide para que ele não fique horas e horas na frente de um computador, jogos ou TV, incentive-o a brincar com  amigos, andar de bicicleta, enfim, fazer algum tipo de exercício físico.

A obesidade infantil pode causar

 – Excesso de açúcar no sangue e hipertensão;

– Problema na pele e infecções nas vias respiratórias;

 – Autoestima baixa;

 – Gordura no fígado ou esteatose hepática;

– Doenças cardiovasculares.

Para saber se a criança tem obesidade infantil é necessário procurar um médico endocrinologista, que vai calcular o IMC, índice de Massa Corporal e fazer alguns exames para diagnostico da doenças.

O tratamento é feito com médico endocrinologista, psícólogo, nutricionista, educador físico que vão avaliar a melhor forma de alimentação, exercícios físicos, enfim um tratamento ideal para cada criança.

Escreva seu comentário e dicas sobre a obesidade infantil.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.