Saúde e Bem Estar

Odontopediatria: Dentista para Crianças, Cuidados com os Dentes

Odontopediatria – Dentista para Crianças – Dicas de cuidados com os Dentes das crianças.M

Odontopediatria é uma especialidade da área odontológica que estuda e trata da primeira fase de formação e desenvolvimento dos dentes e do complexo orofacial. O odontopediatra é o dentista indicado para o tratamento odontológico das crianças, sendo importante que a primeira visita ao dentista dos pequenos, seja com um odontopediatra.

Quando procurar um odontopediatra?

O indicado é que desde a gestação a futura mamãe já busque avaliações e tratamentos na odontopediatria. O acompanhamento com o odontopediatra durante a gestação pode ser útil em casos de infecções bucal que podem ser fatores de risco para complicações obstétricas. Confira abaixo a importância de levar sua criança a um odontopediatra.

Importância de ir a um odontopediatra

Levar seu filho nos primeiros meses de vida ao odontopediatra é importante porque você será informada e orientada sobre:

  • O aleitamento materno, amamentação, dieta e mastigação;
  • características bucais do recém-nascido;
  • erupções dos dentes e hábitos bucais;
  • higiene bucal do bebê;
  • traumatismo dental entre outras informações.

A visita periódica ao odontopediatra evitará a menor possibilidade de desenvolver lesões de cárie e se necessário intervenção, o procedimento será mais tranquilo.

Aleitamento materno é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, afirma a organização Mundial de Saúde. Os bebês devem ser alimentados somente com o leite materno nos primeiros seis meses de vida. A partir dos seis meses, a alimentação dos bebês devem ser complementadas com outras fontes de alimentos, tudo muito bem orientado por um médico pediatra.

O leite materno é um alimento completo, o melhor alimento para o bebê. O leite materno auxilia no crescimento e desenvolvimento dos dentes, ossos e músculos da criança. Veja abaixo informações sobre o uso da chupeta e sucção.

Uso da chupeta e sucção

O uso da chupeta, se não foi possível evitar, deve ser administrado com racionalidade, evitando prejuízos no desenvolvimento e crescimento dos maxilares.

A chupeta indicada é a ortodôntica e de silicone com especificações para cada faixa etária.

Sugar os dedos é um hábito que se for prolongado poderá ser de difícil remoção. A orientação de um odontopediatra é importante no caso de sucção dos dedos.

Porque respirar pelo nariz

A respiração nasal ou pelo nariz é importante por favorecer o crescimento e o desenvolvimento da face e dos arcos dentários. Crianças que respiram pela boca, podem apresentar alterações no desenvolvimento orofacial.

O tratamento de crianças respiradoras bucal é multidisciplinar, anbrangendo profissionais da saúde variados, como Odontopediatras. Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Pediatras, Alergologistas e Otorrinolaringologistas. Veja abaixo como proceder em casos de acidente com traumatismo dental?

Traumatismo dental

Leve a criança o mais rápido possível a um dentista, com o pedaço do dente dentro de um frasco com água, soro fisiológico ou leite, para ser avaliado pelo odontopediatra.

Além de todas estas informações acima, o odontopediatra vai dar informações sobre como fazer uma boa escovação dentária nas crianças, sobre a cronologia de erupção dentária, tipos de tratamentos dipensados para as crianças e também que alimentos devem ser evitados e que podem prejudicar os dentes dos bebês.

Veja também Dente infantil: dicas de escovação

Gostou da matéria sobre odontopediatra? Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais…

Fonte – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.