Saúde e Bem Estar

Órgãos que são Doados em Vida Como ser um Doador de Fígado, Rim e mais

Órgãos que são Doados em Vida.

Infelizmente milhares de pessoas vivem na ânsia de conseguir um órgão para ter uma vida feliz. A fila do transplante no Brasil é gigante e muita gente nem consegue realizar o sonho de conseguir uma vida melhor. Este é o problema do qual ninguém está isento, pode acontecer com qualquer um.

É por isso que é tão importante falar sobre a doação de órgãos. Mesmo sabendo que ele salva vidas, muitas pessoas ainda resistem em ceder seus órgãos ou os de seus familiares. Com todas as campanhas do Ministério da Saúde e todo o trabalho de conscientização, essa barreira ainda não foi vencida.

.

Quando enfrentam a terrível situação de ter um familiar um amigo à espera de um órgão na imensa fila, muitas pessoas se desesperam por saber que ele pode não chegar nunca. Outras buscam uma alternativa que apesar de não estar disponível a todos, diminui um pouco esse problema.

Trata-se do transplante em vida. Alguns órgãos podem ser doados por pessoas vivas sem que haja prejuízos a saúde do doador. São eles:

Órgãos doados em vida

  • Rim;
  • Pâncreas;
  • Medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue);
  • Fígado (apenas parte dele, em torno de 70%);
  • Pulmão (apenas parte dele, em situações excepcionais).

Vale lembrar que as doações só são realizadas por doadores compatíveis e que correspondem a uma série de pré-requisitos. É preciso, por exemplo, ter boa saúde e não ser portadores de doenças contagiosas transmissíveis por transplante como HIV, doença de Chagas, hepatite B e C.

Mas e você, o que achou das dicas sobre doações de órgãos em vida??? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.