Datas Comemorativas

Origem do Dia de São Valentim – História do Defensor dos Namorados

 

 

 

                O Dia dos Namorados é conhecido como Dia de São Valentim nos Estados Unidos. O nome foi dado em homenagem ao Bispo Valentim saiba agora por quê.

               O Bispo Valentim pode ser definido como um defensor do amor. Ele desobedecia as ordens de Claudio II, imperador que proibiu o casamento nos períodos de guerra porque achava que homens solteiros lutavam melhor.

               Não concordando com a imposição, Valentim passou a celebrar casamentos secretamente. Infelizmente acabou sendo descoberto e foi preso e condenado à morte. Mesmo na prisão recebia cartas e bilhetes de jovens que o animavam dizendo que ainda acreditavam no amor.

 

 

               No período em que esteve preso acabou se apaixonandopela filha de um carcereiro que era cega. Acredita-se que o bispo tenha devolvido a visão a moça milagrosamente. Antes de ser morto no dia 14 de fevereiro ele escreveu uma carta à amada onde assinou “De seu Valentim”.

               Existem várias versões quanto ao início da comemoração de Dia de São Valentim em 14 de fevereiro. Na Idade Média era comum os apaixonados deixarem bilhetes nas portas de suas amadas neste data, quando inicia a temporada de acasalamento dos pássaros.  

 

 

               O dia da morte de São Valentim também marca o início das festas lupercais celebradas em honra a Juno, deusa da mulher e do matrimônio. Dizem que o Dia de São Valentim passou a ser celebrado como o Dia dos Namoradps por ingleses e franceses.

               Hoje a data é comemorada com a troca de presentes e menifestação do amor dos namorados. Campanhas publicitárias também usam a data para aumentar suas vendas e estimular o consumismo.

               No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do dia de Sando Antônio. A ideia foi trazida pelo publicitário João Dória e hoje tem o mesmo sentido da data no resto do mundo.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.