Scroll Top

Resumos

Origem dos Humanos História, Surgimento, Diferenças Sociais

Origem dos Humanos – História, Surgimento e Diferenças Sociais

AS GRANDES ORIGENS

SURGIMENTO DOS HUMANOS

O surgimento dos seres humanos é um assunto que deve ser tratado na Biologia. Lembre-se que a humanidade não evoluiu do macaco, ou seja, essa ideia é errada. Em algum momento na evolução dos animais, um deles sofreu mutação. Desse modo, pode originar espécies diferentes.

Há cerca de 250 mil anos, a espécie Homo erectus já dominava o conhecimento do fogo. Ferramentas, enfeites e túmulos eram presentes com o homem de Neandertal, há 35 mil anos. A espécie humana (Homo sapiens) surgiu entre 150 mil e 200 mil anos atrás, na África. Há cerca de 50 mil anos, o homem chegou no continente americano.

SÓ EXISTE HISTÓRIA HUMANA

Apesar do homem ser um animal, existem profundas diferenças entre os dois. Os seres humanos produzem, poesia, música e ferramentas. A espécie apresenta idiomas diferentes conforme o lugar e a época. Um cachorro apresenta o mesmo latido na China e na França. Não apresenta, também, mudanças de comportamento em épocas diferentes. Ou seja, uma pessoa em 1951 é diferente de uma pessoa em 2014. No entanto, um cachorro em 1951 não apresentará diferenças de um cachorro em 2014.

origem-dos-humanos-história-surgimento-diferenças-

Animais não produzem cultura nem são seres históricos.

No século XX, o historiador francês Marc Bloch afirmou que “o objetivo do estudo da História é o homem. (…) Ciência dos homens, dizemos nós. É ainda vago. Temos que acrescentar: dos homens no tempo”.

O SER QUE INVENTA

As primeiras ferramentas surgiram há 2 milhões de anos, antes do Homo sapiens surgir. O arco e a flecha foram inventados por volta de 20 mil anos, e foram ferramentas importantes para a caça. A criação de animais (cabras) surgiu há 10.000 a.C., na Mesopotâmia. Na mesma região, também surgiu a agricultura.

A prática da agricultura sempre esteve ligada com a disponibilidade de água. Por esse motivo, os rios foram um fator importante para a agricultura. As primeiras civilizações surgiram nas proximidades de grandes rios, como ocorreu na Mesopotâmia, na China, na Índia e no Egito.

origem-dos-humanos-história-surgimento-diferenças-índia-egito-

A primeira cidade, segundo alguns historiadores, é Jericó. A cidade tinha cerca de 3 mil habitantes e surgiu há 10 mil anos.

O cobre, a prata e o ouro foram os primeiros metais trabalhados pela humanidade, devido sua beleza e maleabilidade. O bronze é uma liga metálica feita com cobre e estanho, foi inventado há 3.000 a.C., na Mesopotâmia. Armas feitas com bronze davam mais poder aos exércitos da época. O ferro começou a ser utilizado há 1.500 a.C., e as armas feitas com esse metal eram mais fortes e resistentes que as feitas com bronze.

A RAIZ DAS DIFERENÇAS

Os seres humanos sempre viveram melhor em comunidade, pois, em grupo, as chances de sobrevivência eram bem maiores. Pesquisas mostram que nas comunidades primitivas existia um elevado grau de igualdade social.

Com o passar dos anos, a igualdade existente entre as pessoas começou a desaparecer. O trabalho passou a ser dividido em manual e intelectual. E, a partir dessa divisão, o conhecimento, aos poucos, passou a ser privilégio de algumas famílias. As pessoas responsáveis pelo trabalho manual foram perdendo o direito de decisão.

A propriedade foi outro fator que colaborou para a segregação social. E quanto mais complexas se tornava a comunidade, maior a demanda por uma administração mais elaborada e grandiosa. Foi assim que surgiu o Estado, que ficou encarregado pelas obras, convocar trabalhadores, formar exércitos, criar leis e cobrar impostos. As famílias que controlavam o Estado gozavam de inúmeros privilégios. O Estado tinha se tornado uma arma de domínio de classe da aristocracia (nobreza).

Além disso, as guerras tornavam cada vez mais desiguais as relações entre as pessoas. Os vitoriosos cobravam tributos (comida, tecido e objetos). E com as guerras surgiram os escravos. A partir desse momento, pessoas eram meros objetos de seus donos.

Os fatores anteriormente apresentados foram se mantendo ao longo da história da humanidade, causando e espalhando a desigualdade por todo o planeta.

 Escreva seu comentário do resumo sobre a origem dos humanos.

Fonte: Schmidt, Mario Furley. Nova história crítica: ensino médio: volume único – 1 e.d. – Nova geração, 2005.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Origem dos Humanos História, Surgimento, Diferenças Sociais!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: