Horta e Jardinagem

Orquídea Sapatinho de Boneca – Como Plantar e Cuidar – Foto da Flor Aberta

Orquídea Sapatinho de Boneca

Linda, de fácil cultivo, a orquídea sapatinho de boneca, sapatinho de moça, queixuda como também é conhecida é uma planta ornamental quando florida ou não. Suas folhas verdes e lindas formam um vaso imponente, e quando nascem suas múltiplas flores, únicas em cada haste que se levanta, lá pelo no final do outono e início do inverno, o poder de deslumbramento é único.

As flores da orquídea sapatinho podem variar na cor e detalhes, mantendo as características e o formato que lembra um sapatinho. Orquídea Paphiopedilum e originária da Tailândia, sua floração pode durar em média 30 dias e em quantidade que pode passar de uma dúzia de flores em um vaso quando bem cuidada e no local ideal.

como-cuidar-da-orquídea-sapatinho-de-boneca

Como cuidar da orquídea sapatinho

A orquídea sapatinho de boneca precisa ser cultivada num local sombreado e muito bem iluminado, podendo pegar raios de sol pela manhã e à tarde, após as 16 horas, ou seja, sol fraco do dia.

Quando colocada em exposição direta do sol, suas folhas queimam, podendo até perder a planta. A orquídea sapatinho de moça resiste a temperaturas entre 10° C a 30° C sem sol direto e vento.

Rega

A rega deve ser feita com mais frequência em dias quentes e menos frequência em dias frios, o importante é manter o substrato úmido sem encharcar e com boa drenagem da água.

Tipo de terra

A terra não pode ser compacta, o que atrapalha o desenvolvimento das raízes. O correto é ter sempre uma mistura de terra vegetal, pó de xaxim, por exemplo, ou substrato orgânico.

Use cacos no fundo do vaso para drenagem. O vaso pode ser de barro ou de plástico, sabendo que no vaso de barro vai ser preciso regar mais vezes, já que absorve a água rapidamente.

orquídea-sapatinho-de-boneca-com-flor-cuidados

Floração da orquídea sapatinho

Na maioria das espécies desta orquídea a floração acontece uma vez ao ano e no inverno ou dias mais frio e úmido. Em cada haste uma flor única e delicada mostra sua beleza por um período que pode chegar a mais de um mês.

A falta de luminosidade atrapalha a floração, que fica tardia e com poucas flores. Ver fotos abaixo da mesma orquídea sapatinho de boneca no mesmo dia, colocadas em locais diferentes. Uma delas com mais luz e raios de sol que se infiltram pela copa de uma pitangueira e outra colocada à sombra.

Orquídea sapatinho de boneca sob o pé de pitanga

Orquídea sapatinho de boneca com pouca luz

orquídea-sapatinho-de-boneca-sem-flor-por-falta-de-luminosidade

Adubação

O recomendado é adubar a orquídea sapatinho de boneca a cada três meses. Na época que antecede a floração adubar semanalmente.

Manter a planta sem hastes e folhas secas, cortando-as com cuidado sempre que necessário. Usar tesoura esterilizada para evitar transmissão de doenças.

Após a floração nascem novos brotos e raízes.

Mudas da orquídea sapatinho de boneca

Para fazer mudas ou replantar a dica é tirar a planta do vaso, separar as touceiras com a planta úmida, retirar galhos secos e raízes mortas, tomando cuidado com brotinhos delicados. Cada vaso pode dar de três a quatro touceiras em média.    

Escreva aqui no site Essas e Outras sua dica, dúvida e comentário.

Assuntos do Artigo:
  • como cuidar flor sapatinho?
  • plantar sapatinho orquidea em vaso

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.