Resumos

Os Componentes Químicos da Célula – Água e Sais Minerais

Os Componentes Químicos da Célula – Água e Sais Minerais

Os componentes químicos da célula podem ser divididos em:

  • Inorgânicos – a água e os sais minerais.
  • Orgânicos – os glicídios, os lipídios, as proteínas, as enzimas, as vitaminas e os ácidos nucleicos.

componentes-químicos-da-celúla-água-

ÁGUA

A água representa cerca de 70% do peso dos seres vivos. Essa substância é bastante importante para a vida, pois várias reações dependem da sua natureza polar. Apesar de ter as mesmas quantidades de prótons e elétrons, a distribuição ao longo da molécula é desigual. Ou seja, a região do hidrogênio fica positiva, e a região do oxigênio fica negativa. Desse modo, a molécula de água apresenta um dipolo. Com essa propriedade, a água consegue dissolver substâncias iônicas, como bases, sais e ácidos. Assim, facilita a ocorrência de reações químicas necessárias para a vida.

Outra característica importante da água é o seu calor específico elevado, isso significa que a água pode absorver e perder uma elevada quantidade de calor sem sofrer alterações significativas em sua temperatura. Com isso, os seres vivos podem manter a temperatura do corpo sempre numa faixa adequada. Quando o ser humano libera suor em atividades físicas, a água presente absorve o calor do corpo, mantendo uma temperatura adequada para o metabolismo.

componentes-químicos-da-celúla-sais-minerais--

SAIS MINERAIS

Os sais aparecem dissolvidos na água, e exercem diferentes funções no organismo.

O carbonato e o fosfato de cálcio estão presentes na constituição do esqueleto, combinados com moléculas orgânicas.

Cálcio (encontrado em laticínios e hortaliças de folhas verdes) forma o esqueleto de vários animais e atua na contração dos músculos, no funcionamento dos nervos e na coagulação do sangue.

Fósforo (encontrado em carnes, aves, peixes e ovos) forma o esqueleto de vários animais e participa da transferência de energia no interior da célula e da molécula dos ácidos nucleicos.

Sódio (encontrado no sal de cozinha) ajuda no equilíbrio do corpo e no funcionamento dos nervos e da membrana da célula.

Cloro (encontra-se combinado ao sódio no sal de cozinha) age com o sódio e ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo, forma o ácido clorídrico do estômago.

Potássio (encontrado em frutas, verduras e feijão) age como sódio no equilíbrio de líquidos do organismo e no funcionamento dos nervos e da membrana da célula.

Magnésio (encontrado em hortaliças de folhas verdes, cereais, peixes, carnes e ovos) forma a clorofila, atua em várias reações químicas com enzimas.

Ferro (encontrado no fígado, em carnes, gema de ovo, pinhão, legumes e hortaliças de folhas verdes) participa da hemoglobina e atua na respiração celular.

Iodo (encontrado no sal de cozinha iodado, peixes e frutos do mar) faz parte dos hormônios da tireóide, que controlam a taxa de oxidação da célula e do crescimento.

Flúor (é acrescentado à água de várias cidades, presente em peixes, chás e, em pequena quantidade, em todos os alimentos) forma ossos e dentes.

Manganês (encontrado em cerais, hortaliças e frutas) ajuda a regular diversas reações químicas.

Cobre (bem distribuído nos alimentos, principalmente fígado, carnes e frutos do mar) ajuda na produção de hemoglobina, na formação do pigmento que dá cor à pele (melanina) e participa das enzimas da respiração celular.

 Escreva seu comentário do resumo sobre os componentes químicos da célula.

FONTE: Linhares, Sérgio. Biologia: volume único – 1. ed. – Ática, 2005.

Assuntos do Artigo:
  • água e sais minerais: os componentes quimicos da celula e os componentes inorganicos da celula

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.