Alimentação

Palmito – Como Escolher, Tipos e Vitaminas

Palmito – Como Escolher, Tipos e Vitaminas

palmito-como-escolher-dicas-2Delicioso recheio de pastel, tortas, ingredientes de saladas  e pratos da culinária, o palmito é encontrado no centro do caule da palmeira, ameaçada de extinção devido a extração descontrolada. A palmeira pode ser de espécies variadas, temos então o palmito juçara, o açai e o pupunha.

Um alimento saboroso, que é comprado em conserva na maioria das vezes em vidros ou latas. A dica é comprar palimto em vidro, onde você poderá visualizar os palmitos, e poder escolher o melhor. Palmito com manchas escuras, manchas rosadas ou com água turva devem ser evitados. Diferente do que se pensava, os palmitos que flutuam são mais duros, por falta de oxigenação.

As latas de palmito devem estar intacta, sem ferrugem ou defeitos ou amassados.

Antes de ingerir o palmito é recomendado refogá-lo ou fervê-lo por 15 minutos para evitar o botulismo.

Rico em fibras, ferro, cálcio, potássio e magnésio, o palmito é nutritivo e contém vitaminas A, B e C. Alimento pouco calórico, cada 100 gramas de palmito contém 30 calorias, o que o faz ingredientes de dietas para emagrecer.

Não compre palmito de procedência duvidosa, prefira os que constam na embalagem a origem e o registro do Ministério da Saúde e IBAMA, para evitar a extração nativa e clandestina.

Um bom refogado de palmito fica ótimo como recheio de pastel, tortas, risoles, confira receita passo a passo.

Refogado de palmito

Ingredientes

  • 1 vidro de palmito
  • 1 tomate
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 xícara de chá de azeitonas pretas
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Salsa
  • 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de leite

Modo de preparo –  doure o alho e a cebola no azeite, acrescente o tomate sem pele e sem semente, o palmito picado, as azeitonas e deixe refogar em fogo baixo e tampado por 15 minutos. Se necessário pingue água.

Dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente no refogado e mexa bem para não empelotar. Por último acrescente a salsa e desligue o fogo. Espere esfriar e faça pastéis, use como recheio de salgadinhos, de tortas, panquecas, etc… 

Gostou das dicas? Comente aqui no site Essas e outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.