Livros e Literatura

Parnasianismo no Brasil: Características, Escritores, Resumo e Vídeo

Parnasianismo no Brasil

O Parnasianismo foi um movimentos literário que teve origem na França com a publicação de uma série de poesias e alcançou grande fama no Brasil durante a segunda metade do século XIX, simultaneamente com o Realismo e o Naturalismo. Exclusivamente poético, ele teve seu nome inspirado num monte grego (Parnaso) que segundo a mitologia, seria habitado pelo deus Apolo.

Ideológicamente o Parnasianismo fazia oposição ao Romantismo, daí a defesa do espírito positivista e cientificista que já tinha ganhado espaço com o Realismo e se manteve nas obras parnasianas. Entre as principais características dessa Escola Literária também encontramos:

 Características do Parnasianismo no Brasil

A estética parnasiana dominou as poesias brasileiras até o surgimento do Modernismo, em 1992, com o apoio de uma geração de escritores insatisfeiros com a pouca importância dada pelos românticos à forma. Embora fossem diretas, elas não excluiam de todo a subjetividade, elemento que marcou o Simbolismo.

No Brasil os grandes representantes do Parnasinismo foram: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Mário de Lima e Vicente de Carvalho. Todos eles tiveram grande influencia do Parnasianismo francês, mas diferente da falta de sentimentalismo desses buscaram explorar também temas relacionados às emoções.

 

Como você pôde ver, o Parnasianismo também pode ser considerado um movimento que seguia doutrinas deterministas, com tendências pessimistas e muitas vezes sensuais. Não é raro encontrarmos em sua temática a descrições de objetos e cenas que ressaltam sempre como deve ser minucioso o trabalho de um escritor (ver o poema "Profissão de Fé").

O que você achou do resumo sobre o Parnasianismo no Brasil? E do vídeo? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • Parnasianismo
  • parnasianismo no Brasil
  • parnasianismo no brasil resumo
  • parnasianismo resumo
  • caracteristicas do parnasianismo
  • parnasinismo
  • o parnasianismo no brasil

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.