Meio Ambiente

Pecuária sem Desmatamento: Produção Sustentável, Como é Possível

pecuariaSe você ainda acha que a pecuária está diretamente ligada ao desmatamento, é hora de rever alguns conceitos. Dados recentes do instituto de pesquisa Imazon, baseados no mapeamento do IBGE, mostram que nos próximos dez anos o Brasil tem condição de atender toda a sua demanda de carne bovina sem precisar derrubar uma só árvore!

Para isso seria necessário aumentar em apenas 24% a produtividade das terras já desmatadas, cerca de 7 milhões de hectares, o que exigiria um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão por ano. Embora pareça alta, essa quantia não chega a 70% do crédito rural anual médio que foi destinado ao bioma da Amazônia entre os anos de 2005 e 2009.

Além do mais, as mudanças gerariam quase 40 mil novos empregos fazendo com que os recursos do Estado fossem mais bem direcionados e houvesse mais benefícios para a população. O pior de tudo é que se essas medidas não forem adotadas, quase 13 milhões de hectares serão desmatados nos próximos dez anos.

Assim além do inestimável prejuízo ao meio ambiente, será necessário arcar com uma verdadeira fortuna em multas ambientais, recurso que poderia ser usado em causas sociais e programas como o “desmatamento zero”, de grande valia para a busca por um futuro melhor.

Um meio bastante eficaz de mostrar que você levanta essa bandeira, e acredita que as nossas matas devem ser preservadas, é participar das campanhas realizadas pela organização Greenpeace. Fique por dentro das petições no site: www.greenpeace.org.

Mas e você, como se sente diante de tudo isso? Qual a sua posição em frente aos dilemas ambientais que nosso país enfrenta? Deixe seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.