Culinária

Peixe Assado Sem Espinhas – Receita de Piau no Forno – Como Temperar e Tirar Espinhas

Peixe Assado Sem Espinhas

Piau e um peixe da água doce que tem bastante espinhos, principalmente os espinhas em y, iguais aos espinhos da Traíra. Com carne saborosa, comer esses peixes é uma tarefa difícil e demorada, onde devemos procurar os espinhos e comer devagar, correndo o risco de se engasgar com um espinho.  Ganhei um piau, fiquei sabendo que ele tem muitos espinhos e fui procurar um jeito para tirar eles e descobri que fazer peixe assado sem espinhos é mais fácil do que parece.

Veja abaixo as dicas de como tirar as espinhas maiores do peixe e depois o que fazer para disfarçar as espinhas menores em y e comer o peixe sem preocupação. Veja também como temperar o peixe assado sem espinhas e quanto tempo ele deve ficar no forno ou na churrasqueira.

como-fazer-passo-a-passo-peixe-assado-sem-espinhos

Peixe assado sem espinhos

Ingredientes

  • 1 piau de + ou – 2 kg
  • 2 dentes grandes de algo
  • 1 cebola média
  • Sal e pimenta a gosto
  •  Suco de 2 limões grandes
  •  Salsa a gosto
  • Azeite a gosto.

Modo de preparo

1 – Lave bem o piau e com uma faca bem afiada, corte a cabeça e o rabo e faça um corte de um lado das costas do peixe já limpo, separando as espinhas grandes da carne, repita a operação do outro lado e puxe a espinha dorsal do peixe.

2 – Limpe as duas partes laterais ou os dois filés de peixe, mantendo as escamas e o couro.como-preparar-piau-peixe-assado-sem-espinhos3 – Com uma faca bem afiada, faça cortes próximos um do outro mais ou menos  0,50 cm nos filés do peixe até chegar no couro do peixe e sem deixar cortar ele.

4 – Bata no liquidificador a cebola, a salsa, os dentes de alho, o sal e a pimenta e o suco dos limões.

5 – Coloque o piau aberto em uma assadeira forrada com papel alumínio, passe o tempero batido em todo o peixe, regue azeite e leve assar em forno médio pré-aquecido até dourar, o que leva em média 40 minutos. Se preferir asse o peixe na brasa por 20 minutos de cada lado.

Sirva o peixe com arroz branco e salada de folhas.

Fica muito bom, e o espinho fica imperceptível no peixe, podendo comer com tudo.

DICA – com a cabeça,a carcaça e o rabo do peixe podemos fazer um caldo de peixe ou um missô-shiru, receita japonesa muito boa. Veja receita de aproveitamento da cabeça, espinha dorsal e rabo do piau ou outro peixe qualquer.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como fazer peixe assado sem espinhas.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.