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Alimentação

Perigos do Açúcar – Como Evitar o Excesso de Doce

Perigos do Açúcar – Como Evitar o Excesso de Doce

Para os viciados em doces, é importante se informar sobre os perigos do açúcar. Agradável ao paladar, com aparência inofensiva, o açúcar refinado, o mais usado no preparo de guloseimas adocicadas em excesso é prejudicial à saúde.

O Hábito de ingerir o açúcar em excesso vem crescendo nos últimos anos, segundo informação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. A cada ano que passa, a carga de açúcar que ingerimos aumenta muito, o que representa risco elevado à saúde.

A maioria dos alimentos que fazem parte da nossa dieta diária, contém açúcar, inclusive alguns salgados. A dica é evitar ao máximo os alimentos com adição de açúcar, que podem causar sérios problemas de saúde, além de aumentar o peso corporal. Confira abaixo alguns dos perigos do açúcar ao nosso organismo e como evitar o consumo excessivo dele.

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Perigos do açúcar

 – O açúcar em excesso causa obesidade, hipertensão, diabetes, doenças que levam a grandes complicações ao nosso organismo, como lesões nos rins, cegueira, ataques do coração, AVC, amputações.

– Os refrigerantes, sucos industrializados, bebidas, chocolates que ingerimos são carregados de açúcar.

  – O açúcar está embutido em alimentos que nem imaginamos, como molhos, pizzas, esfihas, pães salgados, torradas light, biscoitos e muitos outros. A dica é ler os ingredientes do produto na embalagem para escolher melhor o que comemos.

Como evitar o açúcar

Para evitar os exesso e perigos do açúcar, a dica é trocar os doces confeitados, as sobremesas com açúcar no preparo e na caldas por frutas in natura. Uma fatia de melão ou mamão, uma maçã, ou outra fruta qualquer no lugar da sobremesa é a saída.

O ideal é ingerirmos de cinco a sete frutas ao dia, consuma-a em horários estratégicos, como antes das refeições, que vai diminuir o apetite, fazendo com que você faça uma refeição com menos calorias e também vai diminuir sua vontade de ingerir doces.

A partir do momento que você diminuir a ingestão de açúcar nos alimentos como café, leite, chocolate e preparos em geral, seu paladar vai acostumar com alimentos menos doce. É uma questão de educação alimentar, acostume seu corpo com menos açúcar e ele vai funcionar bem melhor e por muito mais tempo saudável.

Faça uma dieta equilibrada, com proteínas, carboidratos, legumes e verduras é uma forma de diminuir o desejo por doces.

Pessoas saudáveis podem ingerir até seis colheres de chá de açúcar, levando em conta que as frutas já contém açúcar, alimentos salgados também, além dos doces. Evite o açúcar refinado, dando preferência para o açúcar mascavo, demerara, estévia e outros encontrados no mercado de produtos naturais.

Mantendo uma regularidade na alimentação em relação ao açúcar, em festas ou momentos especiais, podemos comer doce, sempre com moderação.

As pessoas com diabetes tem restrição ao açúcar para se manter saudável, devendo seguir recomendaçãoe médicas.

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