Scroll Top

Lição de casa

Período Arcaico da Grécia – Tudo sobre a Época Grega, Imagens- Confira

 

Período Arcaico:

 

 

               Nesse período as cidades-estados se desenvolveram com o surgimento dos aglomerados de casas, templos, mercados e a acrópole, onde ficavam as fortificações militares e os templos religiosos.

               Surgiram também as relações de hectemoro (camponês) e eupátrida (proprietário de terra), onde o camponês pedia empréstimos ao latifúndio e em troca lhe oferecia parte de sua produção. Quando não conseguia pagar a dívida, o hectemoro tinha seus bens confiscados e poderia até mesmo ser vendido como escravo.

 

 

               Com o aumento da população aumentou a desigualdade já que as melhores terras ficavam nas mãos de poucos enquanto faltavam alimentos para os menos abastados. Em função disso entre os séculos VIII e VII a.C. os gregos iniciou um processo de expansão territorial obtendo um bom número de colônias.

               Com as transformações econômicas e sociais, a aristocracia passou a ocupar o lugar do rei, enfraquecendo assim a monarquia e fazendo com que a nobreza monopolizasse a política.

               Houve o surgimento de uma nova camada social formada por proprietários que comercializavam azeite e vinho, mas não participavam da política. Enquanto isso os camponeses continuavam na miséria e a aristocracia cada vez mais poderosa.

Assuntos do Artigo:
  • hectemoro
  • periodo arcaico

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Período Arcaico da Grécia – Tudo sobre a Época Grega, Imagens- Confira!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: