Scroll Top

Lição de casa

Período Clássico da Grécia: Tudo sobre a Época Grega, Imagens- Confira

 

Período Clássico:

 

 

               Logo que dominou a Ásia Menor o imperador persa Dario tentou invadir a Grécia iniciando um longo período de batalhas. Após sua morte seu sucessor Xerxes manteve os planos de invadir a Grécia, mas acabou sendo derrotado. Assim a Grécia teve de volta territórios que estavam sob o domínio persa e pôde se fortalecer.

               Ainda assim o risco de invasões persistia, o que levou a criação de uma confederação marítima que recebeu o nome de Liga dos Delos.

               Tudo isso levou ao crescimento de duas pólis rivais que se tornaram muito importantes: Atenas e Esparta.

Atenas

 

 

      A pólis de Atenas se formou do sinecismo, a união de várias aldeias. Se tornou um dos principais centros de exportação de vinho e azeite, além de produzir cerâmica em larga escala.  

      A diferença entre as classes sociais se acentuou com o enriquecimento dos proprietários de terras e o aumento do número de escravos.

      Com o descontentamento do povo foi proposta uma reforma social legislada por Drácon e implementada por Sólon que entre outras coisas, suprimiu a escravidão por dívida.

 

 

      Ainda assim as tensões continuaram e no ano de 560 a.C. Pisístrato tomou o poder e deu início as tiranias, distribuindo terras de aristocratas e instituindo o crédito ao pequeno camponês. Descontentes os eupátridas se aliaram a Esparta que tomou Atenas e manteve o poder dos grandes proprietários.

      Passou a governar a cidade Clíntenes, um aristocrata que buscou a igualdade dos cidadãos perante a lei formando assim o conceito de democracia. Os eupátridas não gostaram nada disso e novamente se aliaram a Esparta, que invadiu Atenas mas desta vez foi derrotada.

      Assim a democracia ateniense pôde se desenvolver, ainda que não fosse completa já que não admitia a participação política de comerciantes, escravos e mulheres.  

 

      Esparta

      Sitiada ao norte da planície de Lacônia, a polis de Esparta teve origem das invasões dos dórios. Seu território havia sido dividido em lotes, onde trabalhavam os escravos do Estado, e dado aos guerreiros espartanos.

      Por volta do século VII a.C. a monarquia começou a perder o prestígio e o poder executivo passou a ser exercido pelo Eloforato, órgão composto por cinco aristocratas eleitos em assembleia. Esparta foi a primeira pólis grega a permitir a participação do povo por meio de Assembleias.

      Sua sociedade era formada principalmente por guerreiros que se dedicavam integralmente a treinamentos e eram sustentados pela massa trabalhadora.

 

 

      O clima de hostilidade entre Atenas e Esparta só aumentava o que criou a nessessidade do estabelecimento de um plano de paz. Assim foi assinado no ano de 449 a.C. a Paz de Cálias e mais tarde em 445 a.C. a Paz dos Trinta. Além da paz entre as duas cidades, os tratados oficializavam o fim da guerra entre gregos e persas.

      Mesmo com a assinatura dos tratados, Atenas e Esparta voltaram a se enfrentar          no ano de 431 a.C. com a Guerra do Peloponeso. Após anos de batalhas Atenas acabou se rendendo o que desfez a Lida de Delos, beneficiou os persas que puderam ver a Grécia destruída e permitiu a hegemonia espartana.

 

 

      Com o tempo Atenas se recuperou parcialmente iniciou uma revanche contra Esparta. O impasse só foi resolvido com um novo tratado que beneficiou a cidade de Tebas que acabou se tornando uma grande potência.

      Com tantos conflitos a pólis grega acabou desgastada já que o comércio exterior ficou paralisado e a Pérsia voltou a dominar um grande número de territórios. A fuga de escravos e o enfraquecimento da agricultura também levaram ao que ficou conhecido como o fim da pólis.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Período Clássico da Grécia: Tudo sobre a Época Grega, Imagens- Confira!


1 Comentário

  1. Janaina disse:

    Obrigado me ajudou muit no meu trabalho de história, as imagens estão muit boas.

    ***OBRIGADO***

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: