Lição de casa

Período Helenístico da Grécia: Tudo sobre a Época Grega – Confira Aqui

 

Período Helenístico:

 

 

 

               Com o declínio da pólis e a hegemonia persa houve também o fortalecimento de outro povo: os macedônios.

              Considerada atrasada em relação à Grécia, a civilização Macedônia teve sua expansão territorial quando Filipe II assumiu o poder no ano de 359 a.C. Passou então a representar uma ameaça a Atenas, que temendo uma invasão macedônia fundou a Liga Helênica em conjunto com outras cidades gregas.

               Nada disso foi suficiente e com a boa formação militar os macedônios acabaram vencendo atenienses, dominando Esparta e submetendo toda a Grécia. O atual soberano fundou a Liga de Corinto onde se aliou com as cidades-estados gregas para lutar contra a Pérsia.

 

 

               Filipe II morreu em 336 a.C. sem realizar o sonho de invadir a Pérsia. Seu filho Alexandre assumiu o trono e acabou se tornando um dos principais líderes da história.

              Obstinado, em pouco tempo Alexandre dominou toda a Ásia Menor além de importantes regiões como a Fenícia, o Egito e principalmente a Pérsia. Prosseguiu até  o Irã atingindo o Afeganistão e a Índia.  

              Para melhorar as relações entre persas e macedônios Alexandre se casou com a filha de Dario III e se adaptou a cultura persa adquirindo a maioria de seus costumes. Morreu no ano de 324 a.C. e seu Império foi dividido em: Mesopotâmia, Egito, Ásia Menor e Grécia.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.