Scroll Top

Lição de casa

Período Pré-Colonial do Brasil: Exploração e Conflitos com Indígenas

.

.

…………….Todos nós sabemos que no dia 22 de abril de 1500 Pedro Álvares Cabral e sua frota de dez naus e três caravelas chegou à “nova terra” que hoje chamamos de Brasil. Junto com ele estavam os navegadores Bartolomeu Dias, Nicolau Coelho, Duarte Pacheco Pereira e o fidalgo Sancho de Tovar.

…………….Muitos defendem que sua expedição procurava um caminho para as Índias e bases comerciais permanentes na Ásia. No entanto, um documento da época mostra que os portugueses já sabiam da existência de terras ao sul da América espanhola que seriam suas conforme determinado no Tratado de Tordesilhas.

…………….Mesmo com a chegada ou o “Descobrimento do Brasil“, os portugueses não ficaram tão animados com a nova terra que apesar de linda, não ofereceria lucro fácil e rápido já que não foram encontradas jazidas de ouro. Outro fator que fez com que os europeus não tivessem um interesse imediato no Brasil era o fato do comércio de produtos africanos e asiáticos serem muito mais lucrativos na época.

.

.

…………….Mas então por que por volta de 1530 os portugueses passaram a se interessar por nossas riquezas? A explicação está no desenvolvimento das técnicas de navegação que fez com que outros europeus passassem a fazer suas próprias viagens à Ásia. Isso aumentou a concorrência e diminuiu o lucro da venda de produtos e especiarias. O negócio não era mais tão interessante para Portugal.

…………….Se nos 30 primeiros anos depois do descobrimento o país só enviou algumas poucas expedições com intuito de reconhecer a terra e preservar sua posse, ao ser informada sobre a existência de pau-brasil o rei de Portugal declarou o monopólio da exploração pela Coroa portuguesa.

…………….Ainda assim espanhóis, ingleses e franceses extraiam clandestinamente a árvore de terras brasileiras. Um detalhe importante é que o primeiro comerciante português a ganhar concessão para extrair o pau-brasil foi Fernão de Noronha que foi o primeiro a chegar a ilha que hoje recebe o seu nome.

.

.

…………….O trabalho de extração do pau-brasil era feito inicialmente pelo indígenas. Eles usavam ferramentas fornecidas pelos portugueses e ganhavam em troca objetos sem valor numa forma de escambo. A troca era amigável no início mas com o tempo os nativos perderam o interesse pela atividade e iniciaram-se os conflitos.

…………….Vale lembrar que a extração de pau-brasil era altamente destrutiva, o que exigia que os portugueses deslocassem suas feitorias periodicamente num comportamento nômade. O resultado foi uma devastação sem precedentes que fez com que houvesse uma signifiativa redução da vegetação brasileira.

…………….Mas e você, o que achou do resumo??? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Período Pré-Colonial do Brasil: Exploração e Conflitos com Indígenas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: