Scroll Top

Lição de casa

Peste Negra, Crise de XIV e Guerras: Resumo, Causas, Fim do Feudalismo

.

.

…………….Com certeza você já ouviu falar na “Peste Negra” e na “Crise do Século XIV“. Esses dois acontecimentos, ou melhor, a série de acontecimentos dessas duas épocas foi o que apressou o fim do Feudalismo e da Idade Média e proporcionou o início de outro período histórico, a Idade Moderna.

…………….Tudo começou com a crise na produção de alimentos. As oscilações de índice demográfico faziam com que a fome fosse uma ameaça constante. A situação se agravou por volta de 1316 quando a população aumentou e a falta de alimentos tomou conta da Europa.

.

Os jacques são massacrados em Meaux. Gaston Phébus, conde de Foix, liberta as donzelas da Normandia e de Orleães.

.

…………….Esse aumento demográfico e as péssimas condições de higiene favoreceram outro problema: a disseminação de epidemias. A pior de todas recebeu o nome de Peste Negra e matou um terço de toda a população europeia na época (entre 1328 e 1350).

…………….Se não bastassem todos esses problemas, algumas guerras eclodiram e dizimaram o que havia sobrado da população. A pior delas foi de longe a “Guerra dos Cem Anos“, conflito entre a Inglaterra e a França.

.

.

…………….A união de todos esse fatores levou à diminuição da população e consequentemente da mão-de-obra. Os senhores feudais passaram a explorar os vassalos que se revoltaram em várias rebeliões que tomaram o continente. Era o início do fim do poder descentralizado.

…………….Nesse contexto ganharam força os reis que mais tarde instaurariam o “Absolutismo” e manteriam seus governos através do comércio e das grandes navegações.

…………….Mas e você, o que achou do resumo??? Deixe os seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • peste negra resumo
  • a falta de alimento e a peste negra

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Peste Negra, Crise de XIV e Guerras: Resumo, Causas, Fim do Feudalismo!


3 Comentários

  1. gabriela disse:

    Gostei bastante sim,me ajudou
    obrigada

  2. lucas bellot disse:

    é muito bom me ajudou muito obrigado

     

  3. Lucas disse:

    Muito bom esse resumo me ajudou bastante!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: