Scroll Top

Saúde

Picada de Escorpião: O que Fazer, Como Tratar e Como Evitar

Picada de Escorpião: O que Fazer, Como Tratar e Como Evitar

Os escorpiões são animais muito temidos por apresentarem uma picada extremamente tóxica e venenosa. O que nem todo o mundo sabe é que nem todas as espécies de escorpiões são tão perigosas assim, o que não reduz a importância de se evitar o contato com esses animais e saber como agir caso acidentes aconteçam.

Como Evitar Escorpiões em Casa

Existem medidas muito simples que podem ser tomadas para prevenir acidentes envolvendo escorpiões. Algumas delas são:

  • manter distância de alguns centímetros entre os móveis da casa e a parede;
  • colocar rodinhos na parte inferior das portas, para evitar a entrada desses animais;
  • verificar roupas e sapatos antes de usá-los;
  • não ajuntar entulho ou lixo dentro de casa;

Sintomas de Picada de Escorpião

Em caso de picada de escorpião é esperado que a vítima apresente sintomas como: dor forte, inchaço, latejamento, formigamento e vermelhidão na área da picada, sonolência, sudorese, arrepios, coriza, vômitos, contrações musculares, hipotermia, bradicardia e redução da pressão arterial.

Os sintomas podem se restringir ao local da picada e não evoluir ou podem acometer o corpo todo, o que indica maior gravidade e maior risco de óbito. São mais propensos a uma evolução ruim as crianças e pessoas imunodeprimidas. 

O que Fazer 

É importante procurar por atendimento médico o mais rápido possível, indo até um hospital ou ligando para o serviço de atendimento móvel através do número 192. Até que seja realizado o atendimento médico, é indicado que se limpe o local da picada com água e sabão e aplique uma compressa para aliviar a dor.

Além disso é importante procurar manter a calma e não mexer na lesão. Outra medida que pode ajudar muito no tratamento da picada é capturar o escorpião e levá-lo junto ao serviço médico, o que facilita a identificação da espécie caso seja necessário o uso de soro antiescorpiônico.

Mas e você, o que achou das dicas que nós separamos sobre picada de escorpião? Elas foram úteis, te ajudaram? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • picada de escorpiao o que fazer?

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Picada de Escorpião: O que Fazer, Como Tratar e Como Evitar!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: