Scroll Top

Curiosidades

Piores Acidentes Nucleares da História, Países do Mundo: Lista e Fotos

.

.

……………O uso de energia nuclear sempre foi muito discutido pelo risco que oferece a saúde e ao meio ambiente. Além dos rejeitos nucleares que tiram o sono das autoridades, ainda existe o risco de acidentes que não são raros e sempre que quando acontecem causam um verdadeiro estrago.

……………Apesar dos governos argumentarem que a tecnologia nuclear é usada para fins pacíficos, a energia atômica é mal vista por boa parte da população e de fato não faltam motivos para ficarmos alarmados. Por mais que tentemos nos convencer que dominamos o assunto, não há como negar que somos meros amadores.

……………Para se ter uma noção da falta de segurança desse tipo de obtenção de energia, nós preparamos uma pequena lista com alguns dos maiores acidentes nucleares da história. Confira:

.

.

……………* Liverpool (1957): escapou radioatividade de uma usina nuclear na cidade inglesa matando pelo menos 39 pessoas de câncer. Outros acidentes teriam acontecido na mesmo época, segundo informações de documentos descobertos recentemente.

……………* União Soviétiaca (1957): uma explosão gerada pelo superaquecimento de um tanque liberou radioatividade num raio de 23 mil quilometros quadrados. Comunidades inteiras desapareceram e áreas gigantescas tiveram que ser evacuadas. Ainda assim, pelo menos 8.000 pessoas morreram com o acidente.

……………* Tcheliabinski (1957): um vazamento na usina russa contaminou pelo menos 270 pessoas.

……………* Estados Unidos (1961): neste caso os prejudicados foram funcionários. Três operadores foram contaminados com a radiação de um reatorxperimental.

……………* Suíça (1969): o mal funcionamento de um reator experimental fez com que uma caverna subterrânea fosse totalmente contaminada com a radiação. A caverna teve que ser lacrada, um exemplo de prejuízo ambiental.

.

.

……………* Pensilvânia (1979): a usina Three Mile Island foi cenário de um terrível acidente nuclear causado pelo derretimento de um reator.

……………* Oceano Atlântico (1982): o naufrágio de um navio britânico carregado de armas nucleares durante a Guerra das Malvinas ameaça até hoje essa região do oceano.

……………* Chernobyl (1986): considerado o maior acidente nuclear da história, a tragédia se deu quandoum reator explodiu e cem milhões de curies foram lançados na atmosfera. Todo o centro-sul da Europa foi tomado por uma nuvem radioativa que infectou milhares de pessoas e fez com que outras milhares nascessem com anomalias genéticas.

……………* Goiânia (1987): a primeira experiência do Brasil com o lado negativo do uso de energia solar se deu quando sucateiros violaram uma cápsula de césio-137, matando sete pessoas e contaminando 249.

.

.

……………* Estados Unidos (1997): uma explosão num depósito da Unidade de Processamento de Plutônio da Reserva Nuclear Hanford liberou radioatividade na atmosfera. O número de mortos não foi divulgado.

……………* Angra 1 (1997): a falha nas varetas de combustível de um reator na usina aqui no Brasil faz com que ocorra um vazamento que só é percebido muito tempo depois. A informação foi dada pelo físico Luiz Pinguelli que disse que o nível de radioatividade das proximidades era “progressivo e está crítico”.

……………*Fukushima (2011): um terremoto seguido de tsunami provocou uma falha no sistema de refrigeração dos reatores da usina nuclear no Japão. Com isso houve o vazamento de material radioativo que fez com que uma grande extensão fosse evacuada. O incidente foi comparado ao de Chernobyl.

.

……………O que você achou das informações??? Qual é a sua opinião sobre o uso de energia nuclear??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • piores acidentes nucleares

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Piores Acidentes Nucleares da História, Países do Mundo: Lista e Fotos!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: