Scroll Top

Alimentação

Pistache – Benefícios à Saúde, Nutrientes e Receitas com a Noz

Pistache é uma noz cultivada em larga escala em países da Ásia Central, como o Irã, Afeganistão, Israel, Grécia, Síria, Regiões Mediterrâneas e Califórnia. Rica em nutrientes e considerado um alimento saudável, e rico em vitamina A, do complexo B, E, proteínas, gorduras boas e minerais como o ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio, manganês, zinco, cloro, cobre e bem pouco sódio, quase zero.

O pistache pode ser consumido fresco ou torrado, e ser ingredientes de receitas como saladas, sorvetes, bolos, doces em geral, sopas, massas, etc…. Saboroso, agradável de comer e com inúmeros benefícios à saúde, a dica é ingerir em média 50 gramas da noz ao dia para alcançar os benefícios que vamos ver abaixo.

árvore-e-cacho-de-pistache-

Benefícios do pistache à saúde

O pistache é rico em antioxidante, uma substância que previne o envelhecimento precoce, que combate os radicais livres, que previne doenças do coração, degenerativas, diabetes e o câncer. Ele atua ainda na pele e melhora a imunidade. Rico em gorduras boas, a noz ajuda controlar os níveis do colesterol, aumentando o HDL(colesterol bom), e diminuindo o LDL(colesterol ruim). Ele ajuda prevenir doenças do coração.

pistache-verde-e-seco-O pistache melhora a imunidade, previne doenças e infecções, como o câncer da próstata, de pele e pulmão.

A digestão é favorecida pelo consumo regular da noz, graças às fibras encontradas na noz, e mantendo as bactérias boas necessárias para a boa digestão. Ele tem ainda ação antibacteriana e antimicrobiana.

Ele atua ainda no sistema nervoso pela atuação da vitamina B6, a serotonina, melatonina, GABA, diminuindo o estresse, a tensão diária e melhorando o sono.

Rico em proteínas, gorduras boas solúveis o pistache dá saciedade sendo ótimo para quem faz dieta para emagrecer, já que a saciedade evita a ingestão do excesso de alimentos. O recomendado é ingerir uma colher das de sopa da noz ao dia, o que representa em média 40 gramas.

Os carotenóides zeaxantina e luteína encontrado no pistache pela coloração esverdeada é um antioxidante altamente benéfica para a saúde aos olhos e protegem a visão da degeneração macular e da ação dos raios ultravioletas.

Os antioxidante e vitamina E hidrata a pele, previne rugas, o envelhecimento precoce.

Receitas com pistache

Salada

Folhas de alface verde e roxa ou de tipos diferentes, folhas de rúcula, tomate cereja, queijo a gosto e pistache levemente triturado para decorar. Tempere a salada com azeite, limão e sal a gosto.

Sorvete com pistache

Polvilhe a noz levemente triturado sobre o sorvete ou calda.

Em bolos e pães

Colocar a noz triturada na massa de bolo ou pães e polvilhar sobre a receita pronta.

Comente as dicas dos benefícios e dos nutrientes da noz.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Pistache – Benefícios à Saúde, Nutrientes e Receitas com a Noz!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: