Horta e Jardinagem

Pitanga no Vaso – Dicas de Cuidados, Como Plantar e Ter Frutos no Vaso

Pitanga no Vaso – Dicas de Cuidados

Para quem não dispensa plantas, jardinagem e frutíferas mesmo que em espaços menores, a dica é plantar fruta em vasos, elas crescem menos delimitadas pelo tamanho do vaso e nem por isso deixam de dar frutos doces e saudáveis.

Hoje vamos dar dicas de como plantar pitanga no vaso e cuidar dela de forma que se mantenha viçosa e as pitangas venham a nascer e vingar amadurecendo e adoçando também. Confira abaixo como plantar, regar, adubar, onde colocar a pitanga no vaso.

plantar-pitanga-no-vaso-como-adubar-frutificar

Plantar pitanga no vaso

De folhas delicadas, flores brancas e frutinha deliciosa, lindas, que parecem balõezinhos amarelo, laranja e avermelhado. Planta que se desenvolve bem em clima quente e úmido, sol direto a maior parte do dia e que não gosta de frio.

A rega precisa ser regular, sem encharcar.

O diâmetro do vaso vai determinar o tamanho da pitangueira, quanto maior mais ela cresce, podendo atingir até 2 metros de altura. O recomendado é que o vaso tenha no mínimo 50 litros.

A terra deve ser rica em composto orgânico, substrato, húmus de minhoca e este material deve ser reposto a cada ano em média 20% do total.

A dica é regar com frequência, mantendo a terra úmida sem encharcar.

A floração acontece no fim do inverno e começo da primavera e em seguida a frutificação.

Após a colheita das pitangas é preciso fazer uma poda retirando as folhas secas e danificadas, podar os galhos mais altos e os galhos entre a copa da árvore.

Mantenha sua pitangueira em uma varanda ensolarada, no jardim plantada em um vaso, no quintal, o importante é que ela tenha sol pleno, rega constante sem encharcar, solo fértil, poda após a colheita e adubação anual.

Escreva sua dúvida ou comentário sobre como plantar e cuidar da pitanga no vaso.

Assuntos do Artigo:
  • triatox é bom para pulgas
  • Sue Lasmar
  • como cultivar pitanga no vaso
  • como plantar pitanga
  • como plantar pitanga no vaso

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Maria Alice Taino disse:

    Olá….

    Tenho uma pitangueira em um vaso, e já deus poucas frutinha por duas vezes..Só que agora encontrei uns besourinhos marronzinhos comendo as folhas ..Como faço para eliminar…Usei o oleo de \Nem mais sem muito resultado. Como faço a poda dela, pois estou percebendo as folhas estão marrons e ela está muito feia.Devo usar algum adubo…

    Por favor me ajudem…

    Maria Alice

    • Graci disse:

      Olá Maria Alice

      A melhor forma de controlar os besourinhos marrons é fazendo uma armadilha, passando melaço ou alguma coisa que grude em um pedaço de papelão e em seguida balance as folhas da pitangueira próximo ao papelão. Os besouros vão voar e grudar no papelão.

      Na parte de trás das folhas ficam as larvas do besouro, faça uma catança manual, eliminando as folhas contaminadas.

      A poda deve ser feita uma vez ao ano, após a frutificação e quando começa brotar novas folhas. Retire os galhos que estão brotando, os galhos fracos, secos e folhas secas. Se tiver três galhos num mesmo caule, retire dois deles. A limpeza facilita a entrada da luz do sol. Pode podar sem medo com uma tesoura de poda.

      Faça adubação durante o crescimento e frutificação. Afofe a terra superficial do vaso e coloque adubo pronto comprado em lojas especializadas ou caseiro. Veja nosso post sobre adubo orgânico.

       Boa sorte!!!

  2. EDNÉIA SCRÁSSULO DELFIM disse:

    Bom dia,

    Há aproximadamente 1 ano plantamos algumas sementes de pitanga, que geraram 3 mudas.

    Estávamos esperando o fim do inverno para poder separá-las em 3 vasos, mas agora apareceram vários brotinhos ao longo do caule e não sei se podem ser transplantadas agora.

    Podem me ajudar?

     

    • Graci disse:

      Olá Ednéia

      Elas podem ser transplantadas sim sem abalar as raízes.

      É importante manter os cuidados como regas, sol e adubação.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.