Scroll Top

Horta e Jardinagem

Plantar em Vaso Reaproveitado – O Que Cultivar em Caixas ou Recipientes Velhos e Usados

Plantar em Vaso Reaproveitado

Além de plantar sua hortaliça vai reaproveitar vasos, potes ou recipientes que iam poluir a natureza. Com caixas sem mais serventia é possível plantar vários tipos de vegetais como abobrinha, berinjela, morangos, batatas, salsa, cebolinha, na verdade quase tudo. Plantar em vaso reaproveitado é uma forma de cuidar do nosso planeta e comer vegetais orgânicos além de economizar em todos os sentidos, desde o recipiente do plantio até na colheita.

Veja abaixo como plantar em vasos muda de berinjela e ter em pouco tempo as mais lindas e saborosas berinjelas. Se preferir plante outro tipo de vegetal, o importante é aproveitar recipientes para o plantio e cultivar hortaliças que aprecie. É bom saber que cada tipo de cultivo requer um cuidado e atenção, veja como plantar berinjela em vaso reaproveitado e siga nossas dicas abaixo.

cultivar-hortaliças-em-vasos-reaproveitados-panelas-caixas

Plantar em Vaso Reaproveitado

Prepare o recipiente que deseja reaproveitar, para hortaliças maiores como a berinjela é preciso um caixa de plástico ou outro material com mais de 40 cm de largura ou diâmetro. Vasos menores como panelas, chaleiras, a dica é plantar morangos, ervas, salsa, cebolinha, uma alface por exemplo.

Lavar bem o recipiente e fazer vários furos no fundo para drenar a água da rega ou da chuva.

dicas-de-como-plantar-berinjela-em-vaso-reaproveitado-

Como plantar berinjela em Vaso Reaproveitado

Para plantar berinjela, coloque no fundo do vaso já com furos, uma camada de material para drenagem como pedras, pedaços de vasos quebrados, isopor, ou pedregulhos, sempre reaproveitando.

Complete com 2/3 do vaso reaproveitado com substrato para plantio geral, coloque uma ou duas mudas de berinjelas conforme o tamanho do vaso, sendo que para cada muda é preciso de um espaço de em média 40 cm de diâmetro ou largura.

Cubra com mais substrato ou terra vegetal, regue e coloque na superfície cobertura morta, que pode ser folhas secas se decompondo, matéria orgânica, cascas de árvore, que vão liberar nutrientes e ajudar a adubar a planta além de proteger contra pragas e manter a umidade da terra.

Rega

Manter o vaso reaproveitado plantado berinjelas úmido sem encharcar, não deixar a terra ressecar.

Adubo

Colocar semanalmente adubo orgânico ou químico rico em potássio. Compostagem caseira com cascas  de frutas, vegetais e folhas, cinzas de madeira e esterco são ricos em potássio. Colocar pequenas porções a cada sete dias.

Pragas

Proteger a planta de caracóis e lesmas, a dica é retirar os caracóis um a um, apertar eles para acabar com a praga. As lesmas não resistem ao sal.

Poda de formação e frutificação

Quando o pé de berinjela chegar de 20 a 30 cm de altura, cortar a ponta principal  para formar um pé de berinjela cheio de galhos laterais e com mais frutos.

Colocar o vaso de berinjelas num lugar com sol pleno, ela precisa de luz e calor para se desenvolver bem.

Polinização

Para facilitar a polinização, a dica é esfregar delicadamente as flores para polinizar.

Ao crescer, se necessário colocar suporte para manter o caule firme.

Colher as berinjelas assim que ficarem brilhantes, evitando o envelhecimento que trarão frutos amargos.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como plantar hortaliças em vaso reaproveitado.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Plantar em Vaso Reaproveitado – O Que Cultivar em Caixas ou Recipientes Velhos e Usados!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: