Horta e Jardinagem

Como Plantar Jabuticaba em Vasos – Dicas de Cultivo e Receitas

como-plantar-jabuticada-em-vasos-dicas-de-cultivo-Ter em casa um vaso com uma jabuticabeira produzindo é um luxo possível, uma terapia cativante e saborosa, já que as frutinhas pretas arroxeadas são doces e podem ser usadas em muitas receitas. A jabuticaba pode ser ponhema, com frutas maiores, podendo chegar a 5 cm de diâmetro ou sabará, com 1,5 a 3 cm de diâmetro, menor, porém mais doce.

Com flores brancas, folhas pequenas, a jabuticaba pode ser cultivada em vasos num local ensolarado. Um pé de jabuticaba precisa de muita água na terra que a acolhe e nas folhas, como se estivesse no seu habitat natural.

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticaba é rica em nutrientes como vitaminas do complexo B e C, minerais como ferro, potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio, antioxidantes, fibras principalmente nas cascas, muito usada na culinária. Veja mais benefícios e nutrientes da jaboticaba aqui. Confira abaixo como plantar jabuticaba em vasos.

Como plantar jabuticaba em vasos

Planta ornamental, muito comum em vasos, e que para se cultivar jabuticaba rápido a dica é comprar uma muda hibrida já produzindo, uma planta enxertada que não vai crescer muito e produzir frutas de duas a três vezes ao ano. A planta suporta ventos, podendo ser colocada em varandas e lugares altos.

PAP de como plantar jabuticaba

Para plantar jabuticaba é preciso um vaso grande, que seja maior que o torrão da muda mais do que 10 cm. O plantio deve ser preparado com pedriscos ou material para drenagem no fundo do vaso e terra adubada até onde vai o torrão da muda, que deve ser coberto com terra deixando  todo o caule para fora.

Mantenha a terra ou composto orgânico firme, espalhe cobertura morta ou viva (mudas de plantas rasteiras como morangos, flores, etc.) e movimente o vaso mensalmente para que o sol atinja toda a jabuticabeira caso isso não aconteça naturalmente. A rega deve ser diária, principalmente em dias secos e quentes. A falta de água faz com que as frutinhas rachem.

Podemos também plantar jabuticaba através de estaca ou galho maduro, deixado na água antes do plantio ou por sementes, o que leva muito mais tempo para produzir flores e frutos.

Receitas com jabuticaba

É possível aproveitar 100% da fruta e folhas, da jabuticabeira, as folhas são usadas em chás, a casca em doces, chás, licor, infusão para receitas substituindo a água, e a polpa em compotas, sucos, etc.

Doces com casca de jabuticaba

Para 1 kg de casca de jabuticaba acrescente ½ kg de açúcar no preparo de geleia ou compota.

Chás de casca de jabuticaba

Cascas secas, água e especiarias a gosto.

Caldo para receitas

2 xícaras da casca da fruta para 1 litro de água, deixar ferver até a água ficar colorida.

Comente as dicas sobre como plantar jabuticaba e as dicas de receitas.

Assuntos do Artigo:
  • como cultivar jabuticabeira em vaso
  • comoplantarjabuticaba
  • cultivo de jabuticabeira em vaso
  • plantar jabuticaba em vaso

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.