Horta e Jardinagem

Como Plantar Mirtilo em Vaso – Pomar Caseiro PAP, Tudo Sobre

A sensibilidade de ter ao alcance das mãos aqui na cidade moderna frutas é uma tarefa que embora pareça difícil, não é. Fazer um pomar caseiro, com mudas de frutas se tornou uma terapia prazerosa e que além de trazer mais verde para áreas urbanas, produz alimento saudável e saboroso. Por esta razão vamos dar hoje dicas de como plantar mirtilo, veja abaixo dicas de como cultivar em casa mirtilo e os benefícios da fruta à saúde.

como-cultivar-ou-plantar-mirtilo-em-vasos

Plantar mirtilo em vaso

O mirtilo é uma frutinha pequena, de formato redondo e cor azulada, também conhecida como blueberry em inglês e arândano em espanhol. Um arbusto pequeno, que alcança de 1,5 a 3 metros de altura no máximo, nativo da floresta temperada dos EUA e Canadá e que se aclimatou no sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, onde a espécie Vaccinium ashei, conhecido como olho de coelho ou rabbiteye, chegou pela primeira vez pelas mãos do pesquisador Alverides Machado dos Santos em 1983 em Pelotas, para testar sua adaptação no solo e clima brasileiro segundo a Embrapa.

De lá para cá o mirtilo é cultivado em Vacaria, Serras Gaúchas no RS, em Campos do Jordão em SP, em Barbacena MG, no sudeste do Paraná e em Santa Catarina.

Com folhas pontiagudas e ovadas, levemente denteadas, flores que parecem sinos e fruto redondo, pequeno coberto de cera, de cor azulada e sabor doce ácido, o mirtilo é usado no preparo de geléias, bebidas e tortas. Muito popular no exterior, vem ganhando espaço no Brasil por ser nutritivo e trazer muitos benefícios à saúde.

Benefícios do mirtilo à saúde

Rico em antioxidante graças aos pigmentos antocianos encontrados na fruta, o mirtilo combate o envelhecimento precoce, previne doenças degenerativas, melhora a digestão e doenças gástricas e suas cascas melhoram a visão noturna.

como-cultivar-ou-plantar-mirtilo-em-vasos-1

Como cultivar ou plantar mirtilo

Seu plantio é feito por estaca enraizada de preferência no frio, época da dormência. As mudas devem estar com dois anos de viveiro para evitar a perda da muda. Em solo drenado, úmido e fértil, sem calcário e com serragem curtida e muito sol, a muda de mirtilo deve ser plantadas.

As espécies que precisam de clima menos frio são as vactenium ashei e Vactenium corymbosum. O solo deve ter PH de 4,5 a 5,2, ser rico em matéria orgânica e ter boa irrigação.

A adubagem deve ser feita mensalmente com composto orgânico e cobertura vegetal. O vaso para receber o mirtilo deve ter no mínino 30 cm de diâmetro, o que deve ser aumentado a cada dois anos, até atingir em média 50 cm de diâmetro.  Quando estiver mais madura, transplante e renove o substrato a cada três anos em média.

O debaste dos brotos do fruto na primeira colheita é importante para se obter uma colheita maior.

Plantar mirtilo em vaso

  • Vaso com 30 cm de diâmetro
  • Manta ou material para drenagem como isopor, cacos de telhas ou de vasos de cerâmica.
  • Areia grossa para plantio
  • Muda de mirtilo
  • Substrato de plantas

Modo de plantar mirtilo

Coloque o produto para drenagem no fundo do vaso, misture uma parte de areia ou cascalho para duas de substrato.

Regue a muda antes e depois do plantio, deixando à próxima a borda do vaso e com cobertura vegetal.  Regue com água de chuva de preferência, mantendo o solo úmido e proteja as frutinhas dos pássaros usando tela de proteção.

Para uma colheita maior, a dica é plantar mais muda de mirtilo.

Comente as dicas de como plantar mirtilo em vasos.

Assuntos do Artigo:
  • mirtilo em vaso
  • horta e pomar em vaso
  • como mudar mirtilo de vaso
  • como plantar mirtilo no vaso
  • como plantar mirtilo nors
  • como plantar mirtilos em vasos
  • mirtilo em vasos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.