Horta e Jardinagem

Plantar Romã no Vaso – Dicas de Cultivo, Cuidados com Rega, Adubo, Benefícios

Plantar Romã no Vaso – Dicas de Cultivo

Da família das Lythraceae e originária da Ásia Ocidental, a romã se espalhou para regiões de clima tropical e quente.  Árvore de pequeno porte, a romeira se desenvolve de 2 a 5 metros de altura no chão e no vaso vai depender do tamanho do vaso ou da qualidade, que pode ser mini. Plantar romã em vaso é fácil, e nos oferece inúmeros benefícios terapêuticos além da sua beleza.

A romã pode ser do tipo amarelo ou vermelho, mudando além da cor a quantidade de sementes. Na romã amarela encontramos mais sementes. Rica em nutrientes e benefícios, além da crença de que a romã dá sorte e fertilidade. A romeira é um arbusto ornamental que vai muito bem em vasos, podendo ser cultivada como bonsai ou não. Plantar romã em casa é uma forma de trazer boa sorte para perto.

dicas-para-plantar-romã-em-vaso-benefícios-nutrientes

Nutrientes da romã

É na casca da fruta, do caule e da raíz que podemos aproveitar os nutrientes e benefícios da romã na medicina doméstica. Nela encontramos vitaminas do complexo B, C e D, cálcio, sódio, potássio, fósforo e ferro, fibras, proteínas.   

 A romã combate vermes, afecções da garganta, rouquidão, inflamações gastro-intestinais, hemorragias uterinas e do ovário, hipertensão, doenças cardíacas, diarreia, cólicas, hemorróidas, para fortalecer o couro cabeludo e é afrodisíaca. A romã previne a contaminação de metais pesados.

Contra-indicação

O excesso de romã pode causar intoxicação.

Como Plantar romã no vaso

Em um vaso com mais de 50 cm de diâmetro, terra rica em composto orgânica, muda de romã enxertada ou mini romã, e no início da primavera, tudo favorável para o cultivo de romã. O plantio por semente ou estaca é possível, porém mais lento para o desenvolvimento e frutificação.

No mínimo 4 horas de sol direto, de preferência mais tempo, com clima nem quente demais e nem frio. A dica é evitar excesso de vento e umidade.

A rega deve ser feita quando a terra estiver seca, não encharcar.

A adubação deve ser feita anualmente. A colheita acontece no fim do verão e no começo do inverno.

A poda pode ser feita sempre que necessário. A poda de formação deve ser feita no início do desenvolvimento da planta, no primeiro e segundo ano após o plantio. A dica é guiar a planta conforme deseja.

As demais podas devem ser feitas após a colheita, retirando galhos secos e que cresceram demais.

Plantar romã é uma forma de ter em casa a fruta fresca e a casca da romã para fazer remédio, que após a colheita e saborear as sementes da romã, lavar bem a casca, esperar secar e guardar para fazer chá, xaropes para tratar inflamações na garganta, rouquidão e muitos outros problemas de saúde citados acima.

Escreva sua dica e comentário sobre nossa matéria.

Assuntos do Artigo:
  • chapinha taiff ion serve para fazer progressiva
  • o que come o galo da serra
  • vantagens e desvantagens da depilação com cremes
  • Bolos de festa de aniversario da peppa para homem
  • imagens com frases de casais engraçadas
  • Nome da raças de cachorro
  • nutrientes caseiros para muda roma

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.