Horta e Jardinagem

Plantar Rúcula em Vasos ou Horta – Como Cultivar, Semear, Regar, Adubar e Nutrientes

Plantar Rúcula em Vasos ou Horta

Rica em nutrientes, saborosa e pouco calórica, a rúcula é uma hortaliça de fácil cultivo, uma brássica que se adapta bem em hortas vasos, jardineiras, garrafas pet, e até em jardim. Uma hortaliça que se plantada a cada 15 dias terá sempre a mesa suas folhas de sabor levemente ardida.

Nutrientes da rúcula

Os nutrientes da rúcula são vitaminas A, do complexo B, C e K, fibras, minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, e seus benefícios são grandes, desde a prevenção do câncer, o efeito das fibras no corpo, antioxidante, antiinflamatório, detox, enfim, muito saudável. Veja abaixo como plantar rúcula, cultivar a hortaliça em casa e ter folhas fresquinhas a toda hora.

Como plantar rúcula

O cultivo da rúcula deve ser feita em substrato argiloso, ou um vasos com mais de 10 cm de  profundidade com 1/3 de areia no fundo, 2/3 de terra, aperte bem e coloque as sementes num distanciamento de 10 cm, polvilhe uma camada fina de terra, regue levemente e deixe à sombra até germinar.

Após germinar coloque as mudinhas ao sol e espere crescer. A dica é regar sempre mantendo a terra úmida sem encharcar para que cresça e evite o florescimento precoce. Mantenha a terra adubada.

Pragas ao plantar rúcula

As pragas que atacam a rúcula podem ser o besouros-saltadores, que atacam as rúculas, a dica é colocar os vasos em lugar alto, já que o inseto voa baixo ou fazer armadilhas com papelão com algo pegajoso e passar próximo as folhas, onde os besouros vão colar ficando presos.

As cochonilhas também podem atacar a rúcula, formando manchas brancas nas folhas, a dica é retirar as folhas contaminadas e usar suco de folhas de mamão de três a quatro vezes em ataques maiores.

A colheita pode ser feita após 30 dias da semeadura, a dica é retirar as folhas que continuam brotando ou colher o pé todo. As folhas novas de rúcula são mais macias e saborosas.

Para ter novas sementes, separe alguns pés para florescer e produzir sementes. Mistura as sementes de rúcula com areia facilita a semeadura sem aglomeração.

Escreva sua dica, comentário ou dúvida sobre como plantar rúcula.

Assuntos do Artigo:
  • plantando rucula em vaso

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.