Scroll Top

Horta e Jardinagem

Plantar Uva em Vaso – Dica de Como Cultivar Uvas em Casa

Plantar Uva em Vaso

Colher cachos de uva cultivados em casa é um luxo possível de alcançar, basta seguir as dicas abaixo e terá um vaso com muitas uvas para saborear e aproveitar seus nutrientes, que são muitos por sinal.

Com um vaso de em média 40 cm de diâmetro e de profundidade, o que é considerado um vaso sem dimensões exageradas para o que se propõe mais cacos ou pedriscos para drenagem, substrato, fertilizante ou adubo orgânico e a muda de videira de boa procedência. Confira abaixo dicas importantes de como plantar uva em vaso e ter uma colheita próspera para uso doméstico.

como-plantar-uva-em-vaso

Dicas para Plantar uva em vaso

 – A época ideal para plantar uvas em vaso é no período entre o final do outono e final da primavera.

 – Como o mencionado acima um vaso com mais de 40 cm de diâmetro e profundidade é o suficiente para manter um cultivo de uvas caseiro.

 – Prefira as mudas da uva Isabel, niagara branca ou rosada, são uvas americanas mais rústicas, resistentes e fáceis de cultivar em vasos.

 – Colocar no fundo do vaso tela ou manta de bidim e cacos, pedrisco ou outro material para drenagem que deve ser colocado ao fundo do vaso.

 – Usar substrato a base de argila e areia grossa para plantio, cobrindo metade do vaso, o importante é que o solo seja bem drenado.

 – Neste ponto coloque adubo orgânico ou fertilizante orgânico ou sintético, seguindo sempre as orientações do fabricante.

 – Coloque a muda de videira no vaso e cubra a raiz com mais substrato. A dica é proteger a raiz com uma planta de como o gerânio, heras, plantas rasteiras que vão manter a umidade do substrato e proteger a raiz do sol direto. Antes que a planta desenvolva, faça uma cobertura de vegetal morto, como folhas secas, galhos pequenos quebrados.

 – Colocar o vaso próximo a uma cerca, telhado vazado, muro ou conduza os galhos sobre um estaleiro vertical. O importante é que a videira esteja num local iluminado e ensolarado, apesar de manter a raiz fresca.

Rega

 – A rega da uva cultivada em vasos deve ser feita regularmente, mantendo o substrato levemente úmido, principalmente em dias quentes e secos.

Adubagem

 – A adubagem deve ser feita a cada sete dias após aparecer os primeiros cachos de uva, usando fertilizante ou adubo orgânico rico em nutrientes como o fósforo, nitrogênio, boro e potássio, que pode ser encontrado em compostagem com vegetais e frutas como casca de banana, cascas de frutas cítricas, espinafre e tomates.

Floração

 – Nas primeiras florações, retire as flores da videira ou parreira nos dois primeiros anos. Deixe apenas três a quatro cachos de uva no terceiro ano de floração, cinco no próximo e depois disso mantenha todos as flores que nascerem, para ter uma parreira produtiva.

Poda

 – A poda deve ser feita no início do inverno, ficando somente um a dois brotos em cada rama. Após nascer novos brotos, retire o excesso e direcione os que ficarem. Este debaste deve ser feito na primavera e verão.

Retire em média 15 cm do substrato de cima do vaso na primavera, e renove-o.

Deixe os cachos de uva expostos ao sol para que desenvolva bem e fiquem doces e maduros, retirando as folhas de cobrem eles.

Se necessário use rede para proteger o fruto das aves.

Comente as dicas de como plantar uva em vasos e como cultivar em casa.

Assuntos do Artigo:
  • plantar uva em vaso
  • como plantar uva em vaso e como cuidar dela
  • uvas em vasos
  • como plantar uvas em vasos
  • como plantar uva em vaso
  • como plantar uva em apartamento
  • uva no vaso

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 4,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Plantar Uva em Vaso – Dica de Como Cultivar Uvas em Casa!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: