Scroll Top

Remédios Caseiros Saúde

Plantas, Chás medicinal mais Usados: Confira chás testados e aprovados

Rémédios caseiros feitos de plantas e ervas – Quais plantas medicinais são mais usadas.

Quem já não recorreu a um chazinho de boldo numa ressaca? E um bom calmante a base de chá de camomila?

As ervas são grandes aliadas em pequenos problemas cotidianos de saúde. Sempre buscamos socorro nos chazinhos que a vovó e a mamãe faz.

Conheça alguns das plantas caseiras mais usadas, testadas e aprovadas na medicina doméstica.

Camomila ou matricaria chamomilla –  planta  com lindas florzinhas brancas, de sabor suave que resulta num delicioso chá indicado para ansiedade, insônia, calmante, inflamações das vias urinárias, cólicas mestruais, náuseas e problemas estomacais.

Seu chá de sabor agradável é feito com a flor da camomila seca. A melissa, a erva-cidreirae a valeriana são plantas similares à camomila.

Babosa ou Aloe vera – planta em que se usa a seiva, em forma de compressas e lavagens. A babosa age externamente sobre feridas, queimaduras, queda de cabelos e inflamações na pele, devendo ser aplicado topicamente usando a polpa ou suco A babosa não deve ser usada por gestantes, pois provoca aborto. A Calêndula, confrei e tanchagem são plantas similares a babosa e seus benefícios.

Guaco ou Mikania guaco – planta em que se usa as folhas em forma de chá ou xarope. O guaco é indicado nas afecções das vias respiratórias, bronquites, reumatismos e estados gripais. Usa-se 10 gramas da planta para 1 litro de água e bebe-se 1 xícara de chá ao dia, aos goles. O eucalipto, a hortelã e o poejo são plantas similares ao guaco.

Quebra-pedra ou Phyllanthus niruri – planta medicinal usada em forma de chá, indicada em casos de cálculos renais, infecções urinárias, diurética, fortificante do estômago e aperiente. Muito usada em cólicas renais, distúrbios da próstata e enfermidades da bexiga. Usa-se 10 gramas da planta para 1 litro de água, bebendo duas a três xícaras por dia. A cavalinha, carqueja e barba-de-milho.

Boldo ou boldea fragrans – planta medicinal em que se usa as folhas e talos em forma de chá no combate de problemas digestivos, azia, indigestão, fígado e ressaca. Muito indicado em casos de mancha de pele, principalmente do rosto, usando o chá externamente. Plantas similares são alcachofra, espinheira-santa e erva-doce.

Gengibre ou Zingiber officinale – planta em que se usa a raiz em forma de chá nos casos de problemas na garganta, rouquidão, chás para gripe. O gengibre é antioxidante, antinflamatório e emagrece, sendo muito usado na culinária. Planta similares ao gengibre são a canela, o cravo e a romã.

Gostou das dicas?? Conhece alguma planta eficaz em problemas de saúde? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • plantas medicinais mais usadas

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Plantas, Chás medicinal mais Usados: Confira chás testados e aprovados!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: