Scroll Top

Lição de casa

Polaridade da Molécula e Solubilidade: Como Determinar e Dicas Simples

Determinar a Polaridade de uma Molécula não é simples e isso todos nós sabemos! É preciso realizar cálculos vetoriais que dependem bastante da geometria da molécula e levam um tempo até serem realizados. Para facilitar o processo foram criadas “dicas” que são muito úteis na determinação de polaridade das substância mais usadas. São elas:

* Moléculas diatômicas (com 2 átmos diferentes):

  • Se os átomos forem iguais (de mesmo elemento) automaticamente possuem a mesma eletronegatividade, logo a molécula é apolar pois não há a formação de pólo negativo e positivo. Exemplos: O2, N2, H2, S2.
  • Se os átomos forem diferentes (de elementos diferentes) há diferença de eletronegatividade, o que gera um pólo negativo e outro positivo. Dizemos então que a molécula é polar. Exemplos: HCl, H2O, HF.

* Hidrocarbonetos (compostos formados por Carbono e Hidrogênio):

Apesar de serem elementos diferentes, as moléculas formadas por C e H são tidas de um modo geral como apolares por causa da baixa diferença de eletronegatividade.  Exemplos: C6H6, CH4, CH2.

* Hidrogênio com Flúor, Oxigênio ou Nitrogênio (H — F, O, N):

Praticamente todas as moléculas que possuírem ligações de hidrogênio com algum desses três elementos (Flúor, Oxigênio e Nitrogênio) serão polares. Isso se deve a grande diferença de eletronegatividade que cria as famosas Pontes de Hidrogênio.

Sabendo determinar a polaridade das moléculas fica muito mais fácil entender a Solubilidade. Isso porque existe uma regra prática importantíssima: “Semelhante dissolve semelhante”. Com base nisso podemos concluir que:

Isso acontece porque quando substâncias apolares são colocadas em contato, os dipólos interagem (positivo atrai negativo e vice versa) e tornam possível a mistura. Já entre uma substância polar e outra apolar isso não acontece por isso não há mistura e quando há é incompleta.

Mas e você, o que achou da explicação? E das dica? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • polaridade e solubilidade
  • solubilidade e polaridade
  • molécula polar e apolar

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Polaridade da Molécula e Solubilidade: Como Determinar e Dicas Simples!


1 Comentário

  1. Paulo disse:

    Muito bom, se encaixou exatamente no que estava procurando.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: