Scroll Top

Educação Musical

Ponto de Aumento – Aula Teoria Musical Online

Veja aqui no blog Essas e Outras informações sobre ponto de Aumento na música. Confira aqui Aula de Teoria Musical Online.

Para os iniciantes no mundo da música tudo é novidade, a cada dia nos aprofundamos mais nesta magia que é o som, as notas musicais e cada detalhe ou regra que nos leva a leitura de uma partitura que resulta em belas canções.

Hoje vamos falar do ponto de aumento, um pequeno ponto colocado à direita de uma nota musical ou pausa que aumenta metade do seu valor. Uma nota musical com um ponto de aumento é chamada de nota pontuada.

Ponto de aumento

O ponto de aumento pode ser simples, duplo ou triplo e devem estar localizados acima da linha nas notas grafadas nas linhas e no meio do espaço para as notas musicais grafadas no espaço. Num acorde com várias notas, cada uma delas pode ter seu ponto de aumento ou não, ditando assim o valor de cada uma delas. Na maioria dos casos todas as notas de um mesmo acorde recebem o ponto de aumento.

ponto-de-aumento-aula-de-teoria-musical-online-

Ponto de aumento simples

O ponto de aumento simples é quando se acrescenta à nota um ponto só, representando metade do valor da nota que o antecede, somando-o a nota ou pausa de origem.

Ponto de aumento duplo

O ponto de aumento duplo é quando se acrescenta à nota dois pontos consecutivos, que são somados ao valor da nota ou pausa de origem.

Ponto de aumento triplo

O ponto de aumento triplo é quando se acrescenta à nota três pontos consecutivos, que são somados ao valor da nota ou pausa de origem.

Valores das notas com ponto de aumento

Sem pontuação o valor é simples –

Com um ponto de aumento o valor é composto –

Com dois ou três pontos de aumento o valor é irregular.

Escreva seu comentário ou dúvida.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Ponto de Aumento – Aula Teoria Musical Online!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: