Lição de casa

Poríferos Resumo: Estruturas, Características das Esponjas, Reprodução

O filo Porifera é formada por esponjas aquáticas, seres sésseis (fixos) e que não possuem tecidos definidos ou sistema nervoso. Com um organismo bem simples os poríferos têm o corpo revestido por uma camada de células (pinacócitos) e possuem muitos poros (óstios) que permitem a entrada e a saída de alimentos, gases e excretas.

No seu interior existe uma espécie de átrio chamado espongele ou espongiocele e na parte superior uma grande abertura, o ósculo. As esponjas não possuem tubo digestório, o que significa que sua digestão é exclusivamente intracelular. Como são seres filtradores, eles obtém seu alimento com a ajuda de células ciliadas (coanócitos) que promovem a circulação de água no seu interior e capturam seres unicelulares por fagocitose. Confira as tabelas:

Depois de ser parcialmente digerido o alimento é tranferido para amebócitos que finalizam a digestão e distribuem o alimento para outras células. As esponjas são sustentadas pela espongina, rede de filamentos protéicos flexíveis. Algumas ainda possuem um exoesqueleto de espículas de calcário ou sílica.

Tanto as trocas gasosas quanto a liberação de excretas são feitas por difusão. Já a reprodução pode ser sexuada (com a formação de larvas móveis) ou assexuada (por brotamento). Confira a imagem com as estruturas básicas das esponjas aquáticas abaixo:

Vale lembrar que o filo dos Poríferos pertence ao Reino Animal sendo formado por organismos de maior simplicidade estrutural e funcional deste reino.

O que você achou do resumo? E das tabelas? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • poriferos
  • poriferos resumo
  • esponjas
  • resumo sobre poriferos
  • poríferos - resumo
  • resumo de poriferos
  • imagens de poriferos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Lívia disse:

    muito bom!! tirou minhas duvidas de uma forma mto clara e objetiva, a ultilização das tabelas foi de enorme significancia.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.