Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Porque Temos Pressão Arterial Alta ou Baixa – Hipertensão

Porque Temos Pressão Alta ou Pressão Baixa – Hipertensão e hipotensão

pressão-arterial-ideal-hipertensão-hipotensão-Grande parte da população sofre de pressão alta ou pressão baixa, mas afinal, o que vem a ser isso, quais os sintomas e como cuidar?

Separamos para você algumas informações sobre a pressão alta e pressão baixa e dicas de cuidados para evitar e controlar os níveis da pressão arterial, mantendo-o na medida ideal, tão necessário para a boa saúde.

Constantemente nosso sangue é bombeado pelo coração, que é impulsionado a "passear" por todo o nosso corpo através das veias, irrigando nossos orgão que estão em funcionamento. A pressão arterial ideal deve ser abaixo de 120 por 80 mm de mercúrio para uma pessoa adulta e 90 por 40 para crianças.

Pressão alta e pressão baixa

A pressão alta ou hipertensão é quando o sangue bombeado pelo coração, corre por nossas veias com mais pressão que o ideal. É quando o sangue passa com mais dificuldade pelas artérias, que estão mais estreitas e finas podendo ferir a parede interna das veias, forçando mais o coração pelo bombeamento do sangue dentro do vaso sanguíneo ou artérias, levando a má irrigação e o mal funcionamento dos orgãos internos do corpo humano. A hipertensão dilata o coração e causa danos as paredes das artérias.

Já a pressão baixa ou hipotensão é quando os vasos sanguíneos ficam mais abertos levando a um fluxo lento do sangue pelo nosso corpo, fazendo com que o coração trabalhe mais para que tenhamos o oxigênio e nutrientes necessário para as células. Todo este trabalho causa o "cansaço" do coração e falta de irrigação nos orgãos internos, prejudicando-os.

Cuidados para manter o nível ideal da pressão arterial

O indicado por médicos especialistas é que devemos medir e manter controlado os níveis ideais da nossa pressão arterial. Desde criança, especificamente após os três anos de idade, é importante medir a pressão arterial da criança nas consultas médicas de rotina e controlando-a caso necessário.

Na maioria das vezes, a hipertensão é silenciosa, não mostrando sintomas perceptíveis, sendo necessário o monitoramento temporário dela. Em algumas pessoas os sintomas da pressão alta é tontura, dor de cabeça e dor no peito. Em caso de pressão baixa, os sintomas podem ser sonolência, tontura, sensação de desmaio entre outros.

A pressão alta pode causar insuficiência renal, derrame, AVC, aneurisma, cegueira, arritmias, angina, infarto,  entre outros problemas graves de saúde.

Para controlar a pressão arterial, em especial a pressão alta o indicado é perder peso em caso de pessoas acima do peso; diminuir a ingestão de sal; evitar bebidas alcóolicas; combater o estresse em excesso, fazer exercícios físicos e manter dieta equilibrada e saudável, enfim, mudar os hábitos.

Gostou das dicas sobre pressão arterial alta ou baixa? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • Porque temos presäo baixa
  • porque temos pressão alta

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Porque Temos Pressão Arterial Alta ou Baixa – Hipertensão!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: