Scroll Top

Animais

Porquinho da Índia: Cuidados, Alimentação, Tamanho, Gaiola e Filhotes

Tudo sobre porquinho da índia – Fotos de porquinho da índia e como cuidar deles.

porquinho-da-índia-terraO Porquinho da Índia é um roedor de origem sul-americana muito famoso pela boa adaptação como animais domésticos. Da família dos caviídeos eles vivem de quatro a oito anos sendo que podem reproduzir-se com grande frequência. O período fértil da fêmea dura todo o ano sendo que são gerados de dois a cinco filhotes por ninhada.

O período de gestação é de 59 a 72 dias sendo que ao nascer os filhotes costumam medir 7,60 cm. A idade ideal para o desmame é de 3 semanas e quando adultos os machos costumam medir 15 cm e as fêmeas 12 cm de comprimento. O tamanho é ideal para casas com crianças pequenas já que é mais fácil de cuidar.

.Uma das coisas que torna a escolha de um porquinho da índia como animal de estimação ainda mais acertada é o fato de eles serem vivazes e dóceis. Suas mordidas são muito raras e seus comportamento menos inquieto do que o dos hamsters faz deles companheiros perfeitos.

porquinhos-da-indi-peludos

.Assim que você adquiri um porquinho da índia fica com muitas dúvidas a respeito das despesas e dos cuidados necessários. Para começar manter um animalzinho desses exige poucos gastos com a ração e com a higiene além daqueles realizados apenas no momento da compra como a gaiola (cerca de R$150,00) e o próprio animal (cerca de R$ 50,00).

.Quanto aos cuidados o primeiro é com a alimentação. O porquinho da índia

é alimentado com ração especial enriquecida com vitamina C, já que eles possuem deficiência dessa vitamina. Também comem feno ou capim, legumes e frutas. Evite dar alface já que causa desarranjos intestinais nesses animais.

Quanto ao alojamento o porquinho da Índia só precisa de um local bem seco e que receba luz do sol direta durante uma boa parte do dia. É necessário um espaço onde possam organizar a sua rotina diária com passeios e brincadeiras além da higiene própria. Procure também uma casinha onde eles possam se abrigar do frio.

porquinho-india-lindo

.No tocante a higiene é preciso limpar a gaiola pelo menos uma vez por semana, dependendo da forma como ela estiver forrada. Se for com papel, o ideal é limpar todos os dias. Os granulados absorvem a urina e mantêm o ambiente limpo por mais tempo. Os porquinhos da índia são autolimpantes, portanto, os banhos não são obrigatórios.

.Depois de providenciar tudo isso você só precisa dar muito carinho ao seu animalzinho e cuidar para que seu porquinho da Índia esteja sempre feliz e bem acomodado!

Gostou das dicas sobre porquinho da Índia? Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais…

Mas e você, o que achou das dicas? E dos porquinhos da Índia? Deixe aqui no blog Essas e Outras seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • porquinho da india cuidados
  • cuidados com porquinho da india
  • tudo sobre porquinho da india
  • porquinhos da india cuidados
  • porco da india cuidados
  • Cuidados com o porquinho da india
  • cuidados porquinho da india

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Porquinho da Índia: Cuidados, Alimentação, Tamanho, Gaiola e Filhotes!

16 Comentários

  1. thais disse:

    achei o blog muito legal e agora já sei como cuidar bem do meu porquinho da índia e como deixar ele feliz e acomodado tudo isso me ajudou muito !!!
    obrigado bjss !!!

  2. guilherme rodrigues disse:

    muito obrigadoooooo!!!!!!!

  3. stefany disse:

    gostei muito dessa ajuda
    obrigada!

  4. rebeca disse:

    gostei do saite vo ganhar um porquinho da india nesse domingo e isso vai me ajudar muito obrigado:p bjss

  5. GAB! linda disse:

    muito obrigado!!vou ganhar o meo so em outubro e nao para de pensar nele…bjs

  6. jonathas barbosa disse:

    gostei muito desta ajuda obrigado

  7. maria paula lentulo disse:

    boa tarde., eu tenho uma apostila, foi montada por uma pessoa que se interessou., por porquinho da india., e tinha dificuldades, pois quase todos veterinários não entendem muito deles. la diz que nao pode coloca-los em jornal, pois é toxicos pra eles?? vcs desconhecem esta informação??? paula

  8. Adriana Novaes disse:

    Amei as dicas ! Só que to meia confusa, rs  ganhei um porquinho da índia do meu Namorado' tipo sempre quis um e ele me deu rsrs!

    So que a minha preocupação e que irei comecar a fazer curso, então ficarei , a mnhã e a tarde toda fora , e li que eles gostam de carinho e tals ! Minha preocupação e de quanto tempo eles podem ficar sozinhos, e se não tem problemas em deixar uma boa pparte do dia sozinhos ! Também queria saber sobre Higieni das unhas pq so muiiiiito medrosa em machucar nessa parte de corta unhas e outras coisa rsrs ! Tenho uma Cachorra também amooooo animais sempre quis um porquinho!! 

    Então essa e minha preocupação, sobre AS UNHAS & O Ambiente que ele podera ficar e se causara algum problema em deixar ele sozinho um período digamos meio demorado (MANHÃ&TARDE)? ;D obrigada !

    • Graci disse:

      Olá Adriana Novaes,

      Parabéns pela escolha, os porquinhos da Índia são muito dóceis e agradáveis. Tenho uma porquinha da Índia que se chama Mel, ela é linda, toda peludinha e gosta muito de comer escarola, almeirão, giló, cenoura. Quando abrimos a geladeira ou mexemos em alguma sacolinha de mercado que faz um barulho típico, ela grita querendo comer, é linda. Amamos muito ela.

      Com relação as unhas, nunca as cortei, acredito que é melhor levar a um veterinário caso precise cortar as unhas da sua porquinha.

      Eles gostam de carinho, a minha porquinha vive no nosso colo e as vezes solto ela dentro de casa, tomando cuidado em ficar de olho nela, que pode entrar em algum buraco e ficar entalada.

      Para companhia, o indicado é ter sempre dois deles, sempre do mesmo sexo se não quiser fazer criação, porque elas aumentam muito rápido, igual coelho. Elas precisam de viver com outro (os) deles, porém devem ser do mesmo tamanho para que o maior não ataque o menor. Caso não seja possível, eles podem ficar sim sozinhos por um período de tempo, desde que com bastante comida e água, pois comem muito e longe de animais que possam atacá-los.

      Os cuidados especiais são aqueles que colocamos na matéria que você já viu sobre porquinho da Índia, nada além.

      Ah!, a cada três meses, dou um banho na Mel, com shampoo neutro e água morna, secando bem ela com secador para não ficar úmido os pelos, que podem causar fungos. Outro cuidado é que os porquinhos da Índia tem facilidade de adquirir problemas respiratórios e devem evitar lugares frios.

      Obrigada pela visita e comentário.

  9. Adriana Novaes disse:

    Ops : esqueçi ! ;D 

    rs é gostaria também de sabér, sobre os cuidados especiais , que tem que ter neles, tipo veterinarios e outras coisa ! 😀 Obrigada

  10. nubia disse:

    tenho um porquinho da india tenho2 uma femea e um macho mais eles tao dano filhote pode separar eles da gaiola eles nao ficam com depreçao!!!!!!!!!

    • Graci disse:

      OLá Nubia

      O correto é colocar os dois porquinhos da Índia do mesmo sexo, pois eles procriam muito.

      Agora, a prole vai aumentar bastante. Se separar eles sentem sim.

  11. natalia disse:

    gostei muito das dicas  eu tenho nove porquinhos faz uma semana que a minha porquinha deu filhotes eu separei omacho delas por que vai dar muita cria obrigado.;/

  12. julia disse:

    eu vou ganhar um porquinho da índia e eu queria saber como dar banho nele e com que shampoo ele pode ser lavado

    • Graci disse:

      Olá Julia
      O banho em porquinhos da Índia é somente depois dos três meses de idade e de em média a cada três meses também.
      O shampoo usado é o neutro e não se esqueça de secar bem os pelos, para não criar fungos.
      Cuidado com o calor, os porquinhos da Índia não resistem a muito calor, evite deixá-lo no sol e em lugares muito quente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: