Educação Notícias

Primavera Árabe: Resumo dos Conflitos e Especial TV Cultura Vídeo

Primavera Árabe: Resumo dos Conflitos e Especial TV Cultura Vídeo

Primavera árabe

Muitos estudantes têm dificuldades em entender os conflitos ocorridos no norte da África e no Oriente Médio nos últimos meses, que receberam o nome de Primavera Árabe. Talvez isso se deva à necessidade de conhecermos as Origens dos Conflitos e os seus desdobramentos de forma ampla.

Os protestos que ganharam destaque internacional teriam começado após a morte do feirante tunisiano Mohamed Bouazizi. Mohamed, como boa parte da população da Tunísia, estava desempregado e ateou fogo no próprio corpo após ser extorquido inúmeras vezes pelas autoridades locais.

A revolta dos tunisianos serviu de inpiração para egipcios, líbios, sírios entre outros povos que passaram a lutar para depor seus governadores ditatoriais, na grande maioria acusados de corrupção e nepotismo. Os confrontos na Líbia ganharam destaque na mídia pela violência com a qual foram reprimidos por Muammar al-Gaddafi.

Muammar usou as forças armadas líbias para abafar os protestos ordenando bombardeios e execuções. Isso fez com que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) interviesse à favor dos rebeldes e o ditador fosse deposto, sendo capturado e morto dias depois

Para tornar o tema claro aos vestibulandos ou pessoas interessadas em entender os últimos acontecimentos, neste post nós separamos um Especial TV Cultura: Primavera Árabe disponível no canal da emissora no Youtube. Com uma hora de duração, ele esclarece os fatos e mostra a opinião de estudiosos sobre o futuro desses países. Confira:

Por se tratar de um tema bastante recente, a Revolução Jasmim ou Revolução Árabe, como vem sendo chamada, pode ser tema de exames como o Enem, concursos e vestibulares famosos em todo o Brasil. Por isso é importante ter um amplo conhecimento e manter-se sempre atualizado com as notícias dos jornais e sites internacionais.

Mas e você, o que achou do nosso resumo sobre a Primavera árabe? E do especial da TV Cultura que nós separamos? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.