Saúde e Bem Estar

Primeiros Sinais da Menopausa – Funções dos Hormônios

 Confira aqui no blog Essas e Outras tudo sobre os Primeiros Sinais da Menopausa, informações sobre as Funções dos Hormônios no corpo feminino.

Chegou o climatério e a menopausa está próxima, então surgem os primeiros sinais. Os primeiros sinais do desiquilíbrio hormonal acontecem dos 40 aos 50 anos e atingi homens e mulheres, devendo ser acompanhados com atenção para evitar problemas de saúde e o envelhecimento.

Na mulher, a falta de estrógeno e progesterona acarreta sintomas que incomodam, veja os primeiros sinais da menopausa abaixo.

Primeiros sinais da menopausa

Antes da menopausa temos o climatério, onde surgem sintomas como:

  • Menstruação irregular, com possibilidade de hemorragias ou rara.
  • Aumento de pesoprimeiros-sinais-da-menopausa-funções-dos-hormônios-femininos-
  • Insônia
  • Descalcificação dos ossos
  • Calor e suor em excesso
  • Falta da libido
  • Secura e atrofia vaginal
  • Pele seca
  • Queda de cabelo
  • Depressão
  • Dor muscular e de articulação
  • Irritação
  • Nervosismo
  • Falta de concentração e de memória.

A menopausa inicia por volta dos 48 a 51 anos, quando acontece a última menstruação. Algumas mulheres têm a última menstruação antes desta idade, o que significa uma menopausa precoce.

Com a menopausa, os sintomas citados acima pioram, e a falta dos hormônios femininos se acentua, o que causa o aumento da gordura abdominal, a transformação de um corpo torneado tipo pêra num corpo menos feminino e o perigo de doenças do coração, a osteoporose, a perda muscular acelerando o envelhecimento.

Uma visita ao médico ginecologista para verificar os níveis hormonais e fazer uma possível reposição hormonal com medicamento oral, gel, adesivo ou creme é alternativa para controlar os sintomas da menopausa.

Algumas mulheres não se adaptam as reposições hormonais medicamentosas ou eles são contra-indicados por problemas de saúde como doenças graves no fígado, casos de trombose, infarto, AVC, câncer de mama ou do endométrio. Desta forma a dica é fazer reposição hormonal natural, com remédios e receitas caseiras, alimentação adequada e atividade física regular.

Os hormônios são importantíssimos para o bom funcionamento do nosso organismo e os desequilíbrios causam grandes desconfortes e problemas de saúde,e vale nos primeiros sinais da menopausa fazer a reposição hormonal. Veja abaixo algumas das funções dos hormônios no nosso corpo:

Funções dos hormônios no corpo feminino

Estrógeno e progesterona – controla a densidade óssea, a saúde do coração, a gordura corporal, a libido e potência sexual.

Testosterona – atua na libido, na densidade dos ossos, na gordura corporal, na saúde do coração e dos músculos.

DHEA – controla o estresse

Pregnenolona – atua no metabolismo neuronal e na memória.

Melatonina – atua no sistema imune, no sono e receptores hormonais.

T3 e T4 – são hormônios que atuam no metabolismo do corpo agindo no bom funcionamento intestinal, na saúde da pele, dos cabelos, das unhas e no controle do peso.

Todos estes hormônios sofrem alteração no decorrer da vida e principalmente após os primeiros sinais da menopausa e alterados encadeiam o envelhecimento, o que faz necessário a reposição hormonal, o que pode ser feito com tratamentos caseiros para a menopausa.

Escreva seu comentário sobre a nossa matéria dos primeiros sinais da menopausa e as funções do hormônios.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.