Scroll Top

Lição de casa

Produção de Açúcar no Brasil Colonial: Estrutura dos Engenhos, Resumo

.

.

……………Como você pode ver no post sobre a Colonização do Brasil: Capitanias, Escravidão e Monopólio do Açúcar, ocupar a colônia se tornou uma boa opção para Portugal porque o comércio com o Oriente tinha entrado em declínio e foram encontrados em terras brasileiras metais preciosos que aumentariam os lucros dos portugueses.

……………Outro fator de extrema importância foram as experiências positivas de cultivo de cana-de-açúcar no Nordeste. O açúcar era um produto de muita aceitação na Europa e alcançava um grande valor no mercado. Isso incentivou o plantio em larga escala que foi iniciado oficialmente com a instalação do primeiro Engenho na colônia de São Vicente em 1533.

……………Confira a tabela com os fatores que levaram a implantação da produção açucareira no Brasil:

.

.

……………Segundo a historiadora Sheila de Castro Faria “o Engenho de Açúcar é a unidade produtiva que melhor caracteriza as condições de riqueza (…) do Brasil colonial“. Os proprietários desses estabelecimentos, conhecidos como senhores de Engenho, eram respeitados além de suas terras e muitas vezes impunham sua vontade sobre todo um povoado.

……………As duas construções mais características dos engenhos eram a Casa Grande e a Senzala. A primeira era a casa do senhor e sua família, o centro administrativo de todo o engenho. Já a segunda era a construção precária onde viviam os escravos. Existiam ainda as casas do engenho, galpões e casas de purgar.

……………Confira a estrutura de um engenho na ilustração abaixo:

.

.

……………A sociedade do período da economia açucareira era formada basicamente por senhores, escravos, padres, funcionários do rei e outros funcionários como feitores, capatazes e profissionais liberais. Inicialmente a mão de obra utilizada era indígena, mas no começo do século XVII passou a ser inserida no Brasil a Escravidão africana.

.

.

……………Mas este é assunto para um outro post. E você, o que achou do texto? Foi de valia para seus estudos? Deixe suas sugestões e comentários para que possamos melhorar o “Essas e Outras”.

Assuntos do Artigo:
  • produção de açucar no brasil colonial
  • a produção de açúcar no brasil colonial
  • produçao de acucar no brasil
  • a produçao de açucar no brasil
  • produção da cana de açucar no brasil colonial
  • produção açucareira no brasil colonial
  • estrutura de um engenho de açúcar

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Produção de Açúcar no Brasil Colonial: Estrutura dos Engenhos, Resumo!


4 Comentários

  1. Jéssica Naiara disse:

    Adorei todo o assunto relatado sobre Produção de Açúcar no Brasil Colonial: Estrutura dos Engenhos, pois vai me ajudar e muito no meu trab. Obg pela ajuda…

  2. Michel disse:

    Bacana, não era tudo que eu precisava, mas me ajudou muito.

  3. Railan disse:

    O que eu queri era imagens mas esta bem!! Beijos

  4. Railan disse:

    BEIJOS MEU AMOR !!!! LINDA E PRINCESA

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: