Informação

Programa Mais Médicos – Nem só de médicos se faz um sistema de saúde

Programa Mais Médicos – Nem só de médicos se faz um sistema de saúde

Porque nem só de médicos se faz um sistema de saúde – Programa Mais Médicos

programa-mais-médicos

O lançamento do programa “Mais Médicos”, pela presidente Dilma Rousseff no último dia oito de julho, chamou a atenção de todos para a situação da saúde no Brasil e dividiu opiniões, tanto entre profissionais da área quanto entre a população. Isso porque, se por um lado a legitimidade do programa é incontestável, o método adotado pelo governo federal para a sua execução ainda gera divergências.

Num primeiro momento houve a inscrição de médicos formados no Brasil para trabalharem nos locais onde há poucos profissionais, medida que foi bem aceita de uma forma geral, mas não atendeu a toda a demanda do país. Justamente a pequena adesão por parte dos médicos brasileiros foi o que levou a abertura de inscrições para médicos que atuam no exterior. Mas porque, afinal, os médicos brasileiros não querem atuar em pequenas cidades e regiões isoladas?

Talvez a resposta esteja nas dificuldades encontradas pelos profissionais que atuam na área da saúde em áreas como essas. Além da falta de pessoal, que sobrecarrega médicos e enfermeiros e faz com que clínicos gerais tenham, muitas vezes, que atuar como especialistas, a falta de infraestrutura é sem dúvida um grande problema. Faltam equipamentos médicos nos hospitais e até mesmo meios de transporte e/ou comunicação, o que restringe e muito a ação de qualquer profissional.

Assim, se não bastassem as divergências a respeito do repasse de salários de médicos cubanos ao governo de Cuba, ou as alterações na revalidação de diplomas de instituições estrangeiras, o programa não garante plena eficácia na solução do problema da saúde no país. Embora as medidas tomadas tenham a intenção de atender à uma parcela da população visivelmente excluída, também é necessário garantir que esses médicos tenham condições de oferecer o melhor de suas formações a quem mais precisa.

Escreva seu comentpario sobre o programa Mais Médicos do Brasil.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.