Meio Ambiente

Projeto SIVAM e Calha Norte Resumo: Benefícios e Polêmica, Tudo sobre

Projeto SIVAM e Calha Norte Resumo: Benefícios e Polêmica, Tudo sobre

O Sistema de Vigilância da Amazônia, mais conhecido pela sigla SIVAM, é um projeto bastante polêmico que tem por objetivo o uso de técnicas de monitoramento remoto para a coleta de informações privilegiadas da região Amazônica bem como o seu desmatamento e o uso de seus recursos.

Ele foi inaugurado em 25 de julho de 2002 durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, mesmo após as muitas denúncias de irregularidades. Além de permitir que possamos ter mais conhecimento sobre o que acontece com a região, ele traria como benefícios os seguintes pontos:

  • maior controle ambiental e vigilância sobre os recursos da Amazônia;
  • controle do tráfego aéreo, do contrabando e do narcotráfico;
  • desenvolvimento econômico e social regional;
  • monitoramento meteorológico;

Mesmo com uma finalidade tão nobre, uma vez que a Amazônia é de uma riqueza incalculável e está seriamente ameaçada pela ação humana, o projeto SIVAM divide opiniões já que as informações colhidas por ele seriam disponibilizadas não apenas para o governo brasileiro, mas também para uma série de países e multinacionais que tê a intenção de explorara a região futuramente.

Pior do que isso, há quem acuse o projeto de fornecer informações privilegiadas, das quais nem mesmo o Brasil teria acesso, para um consórcio de empresas liderado pela norte-americana Raytheron (que forneceu boa parte dos equipamento necessários).

Nesta mesma linha temos o projeto Calha Norte, idealizado em 1985 com a finalidade de proteger as fronteiras brasileiras na Amazônia pela presença do exército e também pela ocupação humana, o que geraria também desenvolvimento na região. Ele também é criticado por gerar muito desmatamento e ocupar algumas áreas ianomâmis.

Antes da inauguração do projeto SIVAM alguns críticos afirmavam que o Brasil tem condições de criar um projeto de vigilância da Amazônia sem a ajuda de empresas estrangeiras, mas será mesmo?! Não há como negar que sua aprovação trouxe uma série de benefícios ao Brasil e a sua população, mas até que ponto vale a pena abrir mão de nossa liberdade cedendo informações que futuramente podem ser usadas contra nós pelas partes interessadas na Amzônia? Isso nós só saberemos daqui a alguns anos!

Mas e você, o que acha do projeto SIVAM? Você é a favor ou contra o SIVAM e Calha Norte? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • projeto calha norte
  • projeto sivam e calha norte
  • projeto sivam
  • calha norte e sivam
  • projeto calha norte e sivam
  • projeto calha norte resumo
  • sivam

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Talita Nogueira disse:

    O ano que foi inaugurado é 2002 não 2012 <<<

     

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.