Scroll Top

Meio Ambiente

Protocolo de Kyoto: Países que Mais Emitem Gases, Crédito de Carbono

Protocolo de Kyoto – Países que Mais Emitem Gases, Crédito de Carbono

protocolo-de-kyoto-meio-ambiente-O Protocolo de Kyoto foi discutido e elaborado na cidade de Kyoto, no Japão, em 1997. Trata-se de um tratado internacional que tem como objetivo firmar acordos e estabelecer metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Apesar de ter caráter internacional, o protocolo exige uma postura mais consciente dos países mais industrializados, responsáveis por boa parte das emissões em todo o mundo.

Por conta disso as metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, existindo níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases.

O protocolo de Kyoto prevê, por exemplo, a diminuição da emissão de gases em:

  • 8% aos países que compõe a União Europeia;
  • 7% aos Estados Unidos;
  • 6% ao Japão;

O acordo pontuou como meta a redução de algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. Em 2001 o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, desligou-se do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país. A decisão do então presidente americano, George W. Bush, gerou muita polêmica e levantou a discussão sobre o que é mais importante no atual cenário, fazer as alterações necessárias ou manter um sistema de produção que ameaça o futuro do planeta e da humanidade.

Podemos destacar no acordo também o incentivo à cooperação entre os países signatários, e ao mercado do chamado Crédito de Carbono, que passou a funcionar como uma espécie de moeda de troca. Apesar dele já existir há algum tempo, antes a tonelada do carbono era comercializada por cerca de 1,8 dólares, e hoje varia entre 5 e 6 dólares.

Hoje em dia é discutida a necessidade de um aumento na taxa de redução de emissão de gases do efeito estufa, já que há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

Fonte – FREITAS, Eduardo de. Protocolo de Kyoto. Geografia. Brasil Escola. < http://www.brasilescola.com/geografia/protocolo-kyoto.htm>. Acesso em 23 de julho.

Escreva seu comentário sobre o protocolo de kyoto? Estamos atualizando nosso site com novidades e informações variadas, confira visitando-nos.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Protocolo de Kyoto: Países que Mais Emitem Gases, Crédito de Carbono!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: