Scroll Top

Humor

Publicada Nova Antologia de Geraldão – Homenagema Glauco – Veja Livro

 

Capa da coletânea com tirinhas do Geraldão e outros personagens de Glauco - Foto G1.

 

………….Nova coletânia “Geraldão – Espocando a cilibina! Nos gibis e na Circo Editorial”, com todas as histórias dos personagens do cartunista Glauco Villas Boas editadas nas dez primeiras edições da revista Geraldão, nos anos 1980 foi publicada.

……….Com capa dura e mais de 300 páginas, o livro reúne fase inicial de personagens clássicos do autor.

……….Resultado de uma conversa antiga entre Toninho Mendes, editor da Circo Editorial e Glauco, antologia inaugura temporada de homenagens ao autor das tirinhas, mostrando uma parte bastante especifica do trabalho do cartunista.

……….“Nós já havíamos conversado sobre a possibilidade de reunir o material do nascimento do Geraldão. É um período que compreende o começo e ápice da carreira dele”, lembra Mendes, responsável por organizar a edição.

……….A homenagem póstuma, na visão do editor, abre caminho para um levantamento consistente da memória do trabalho de Glauco. “É um documento para quem viveu durante a abertura política. Às novas gerações, serve como lição de vida, pois é um livro que tem tesão do começo ao fim e reflete a identidade da nossa época. A produção intelectual era feita com muito prazer e inteligência.”

.

Tirinhas que fazem parte da coletânea.

.

……….“O Glauco era muito preguiçoso para trabalhar, mas, quando se dedicava a produzir, era sempre com genialidade. Ele ficou com ciúmes ao ver minha tirinha estampada no jornal e apresentou o Geraldão em sete dias. O personagem era a cara dele, um humor ousado, inteligentíssimo”, lembra Angeli.

……….Para Laerte, mais do que uma homenagem, a obra representa um serviço à cultura brasileira. “É preciso manter a essência do Glauco no País. Vai ser sempre necessário produzir coletâneas e atividades que relembrem a presença dele.”

……….A família tem projetos a respeito. Ipojucã Villas Boas, filho de Glauco, tem dedicado grande parte seu tempo à curadoria dos trabalhos do pai. A próxima homenagem acontecerá no segundo semestre de 2012, em São Paulo. Familiares do cartunista planejam, com apoio da Lei Rouanet, uma exposição sobre a vida e obra de Glauco, no Centro Cultural São Paulo.

……….”Queremos testar outros formatos com a obra. Já estamos em contatos com produtoras. O objetivo é adaptar um roteiro para produzir um filme ou peça de teatro. Também estamos estudando lançar linha de roupas e brinquedos. Temos inúmeras propostas de ‘produtos Glauco’. Meu pai não tinha ideia do alcance da obra dele.”

……….Ipojucã afirma que já começou, com participação de amigos, a fazer protótipos dos personagens clássicos em 3D. “Eu trabalho com desenho e animação e já começamos a produzir material pra web. Queremos lançar isso primeiramente como um viral, e ver o resultado, a aceitação do público.”

……….Você é fã do trabalho do Glauco??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • tirinhas vidas secas

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Publicada Nova Antologia de Geraldão – Homenagema Glauco – Veja Livro!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: